NacionalNotícias

Consórcio nacional vai investir 78 milhões de euros para criar inteligência artificial responsável

Esta iniciativa deverá ter um impacto na economia portuguesa de 250 milhões de euros em exportações até 2030.

Em Março, a Unbabel apresentou o consórcio português de startups, empresas e centros de investigação que quer criar o primeiro centro de inteligência artificial responsável, ou seja, com tecnologia ética que não cause danos às pessoas.

Agora, a scaleup portuguesa revela que o consórcio que lidera conseguiu um investimento de 78 milhões de euros no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência para avançar com o Center for Responsible AI e «posicionar Portugal como um líder global em tecnologias, princípios e regulação em IA responsável».

Segundo as previsões, esta iniciativa deverá ter um impacto na economia portuguesa de 250 milhões de euros em exportações até 2030, resultado do desenvolvimento de 21 novos produtos de IA, e criar mais de 210 posto de trabalho altamente qualificados, além de atribuir 132 graus académicos de mestrado e doutoramento.

Paulo Dimas, Vice-Presidente de Inovação na Unbabel e que é o responsável pela ideia do consórcio refere que o consórcio vai «permitir desenvolver um círculo virtuoso entre startups e centros de investigação avançados, criando os produtos de IA da próxima geração e posicionando Portugal na vanguarda mundial da inteligência artificial».