InternacionalNotícias

Google Cloud tem novos ofertas para ajudar as empresas a optimizarem as arquitecturas de nuvem

starline/Freepik

No evento A Spotlight on Storage, a Google Cloud anunciou diversas novidades com vista a ajudar as empresas a optimizar as arquitecturas de nuvem e torná-las mais seguras.

Entre as novidades anunciadas estão os recursos de Cloud Storage duas regiões e Replicação Turbo que estão disponíveis em nove regiões e em três continentes. Estes permitem que o RTO (Recovery Time Objective) de zero e RPO (Recovery Point Objective) opcional de menos de 15 minutos, além de facilitarem o design de aplicações com alta disponibilidade e um único conjunto de API, independentemente de onde os dados estão armazenados.

Outra das novidades foi o Google Cloud Hyperdisk, um disco que oferece a capacidade de se ajustar de maneira fácil e dinâmica às cargas de trabalho e o Filestore Enterprise Multishare for GKE (Google Kubernetes Engine). Este novo serviço permite que os administradores criem, de forma simples, uma instância do Filestore e criem partes de armazenamento para serem usadas simultaneamente num ou milhares de clusters do GKE.

Com base no feedback e inputs dos clientes, a Google Cloud também está a desenvolver o armazenamento para aplicações orientadas por dados. Para tornar mais simples a gestão do armazenamento e optimizar os custos, a empresa lançou o Autoclass. Esta funcionalidade move automaticamente os objectos com base no horário do último acesso, por política, para classes de armazenamento mais frias (informação acedida de forma menos frequente) ou mais quentes (informação acedida de forma mais frequente).

Há também o Storage Insights, uma ferramenta através do qual se poderá obter insights accionáveis sobre os objectos armazenados no armazenamento cloud, e o Google Cloud Backup and DR, um serviço de protecção de dados totalmente integrada para aplicações e bases de dados críticas.

Guru Pangal VP/GM Storage, Google Cloud, explica a evolução da cloud e dos serviços oferecidos: «Estamos a ver um grande crescimento nas cargas de trabalho “ricas em dados” que migram para a nuvem. Os clientes estão a recolher, mais do que nunca, dados mais valiosos e desejam que os dados de diferentes fontes sejam centralizados e normalizados antes de executar análises aos mesmos».

O responsável salienta ainda as mais-valias das novidades da empresa: «À medida que observamos a evolução das necessidades dos clientes, comprometemo-nos a oferecer produtos que proporcionem desempenho e escala para empresas, que proporcionem suporte para aplicações orientados por dados, que permitam insights de negócios ao mesmo tempo sejam fáceis de gerir e que protejam os seus dados contra perdas ou desastres».