EmpreendedorismoNacionalNotícias

ANI abre candidaturas para programa de aceleração de projectos académicos

As equipas devem candidatar-se com um projecto de forte base científica e tecnológica, serem multidisciplinares e constituídas por, no mínimo, três elementos.

Freepik

A ANI – Agência Nacional de Inovação anunciou que as candidaturas para o BfK INNOV@Rise, estão abertas até dia 9 de Outubro (edições Norte e Alentejo). Para a edição Centro, os interessados podem fazer o registo entre 10 e 30 de Outubro.

O programa visa encontrar15 projectos empreendedores nascidos na academia, ou seja, de investigadores, estudantes de mestrado, doutoramento, recém-licenciados ou empreendedores com ligações às entidades Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN). As três edições existentes (Norte, Centro e Alentejo,) vão acontecer entre Novembro de 2022 e Março de 2023.

As equipas devem candidatar-se com um projecto de forte base científica e tecnológica, serem multidisciplinares e constituídas por, no mínimo, três elementos, um dos quais com perfil empreendedor (desenvolvimento de negócio e comercial).

Os participantes vão receber mentoria de negócio, capacitação intensiva em bootcamps sobre modelos de negócio, estratégia de desenvolvimento do produto, financiamento e treino de pitch para impulsionarem a entrada dos projectos no mercado. O BfK INNOV@Rise vai também atribuir 45 mil euros em prémios monetários (três mil euros por cada) para o desenvolvimento da prova de conceito/protótipo.

Após o período de formação, os empreendedores participam num Demoday, onde terão a oportunidade de apresentar o seu projecto a investidores, parceiros e potenciais clientes.

João Borga, Administrador da ANI, explica o objectivo do BfK INNOV@Rise: «Em linha com a nossa missão, esperamos contribuir para valorizar o conhecimento e inovação da academia e acelerar a sua passagem para o tecido empresarial. Multidisciplinaridade, colaboração e capacitação intensiva são os três conceitos base do programa».