MercadoNotícias

64% das PME europeias ainda não optimizaram os seus negócios para o trabalho híbrido

A Dynabook revelou os resultados de um estudo feito em parceria com a Walnut Unlimited que mostra que muitas PME europeias continuam a lutar para superar os desafios do trabalho híbrido, com dois terços (64%) ainda a optimizar totalmente as suas soluções informáticas para tal.

O relatório ‘Um Guia das PMEs para Tornar Híbrido Permanente’, que inquiriu 1200 decisores de TI em pequenas e médias empresas no Reino Unido, França, Alemanha, Espanha, Holanda, Bélgica e Itália revela que os orçamentos de TI estão, em geral, a aumentar. O Reino Unido é o país onde mais pequenas e médias empresas (54%) revelaram ter um orçamento de TI mais elevado este ano em comparação com o ano passado. Quase metade (48%) das PME em França revelaram um aumento dos orçamentos, seguido de perto por 46% dos orçamentos em Espanha. Entretanto, apenas 22% dos inquiridos relataram um decréscimo no seu orçamento de TI.

As principais áreas de prioridade para o investimento em TI nos próximos 12 meses incluem infraestruturas de cibersegurança (46%), soluções baseadas na cloud (46%), apoio/assistência remota em TI (44%) e equipar os funcionários com dispositivos (40%).

Para as PMEs, a transição de um ambiente de escritório tradicional para um modelo de trabalho híbrido tem apresentado muitos desafios operacionais, com a produtividade dos funcionários e o tempo de inactividade das TI revelados como sendo duas preocupações permanentes.

Quase metade das PME europeias estão a perder pelo menos sete horas por mês por empregado para o tempo de inactividade de TI (igual a 12 dias por ano) com apenas 16% a acreditar que têm recursos de TI suficientes para apoiar a sua força de trabalho.

A segurança continua a ser uma grande prioridade e, de acordo, com o estudo 45% das PME consideravam a segurança como o elemento mais desafiante das TI a gerir durante a pandemia. Isto divide-se entre segurança de rede (24%) e segurança de dispositivos (21%), salientando a necessidade de segurança para sustentar cada elemento da infraestrutura de TI, desde o núcleo da rede até ao hardware nas mãos dos colaboradores.

Damian Jaume, presidente da Dynabook Europe GmbH, explica que as PME «estão a operar num ambiente informático mais complexo do que nunca, uma vez que o trabalho híbrido continua a apresentar desafios de segurança, produtividade e fiabilidade. Embora não haja uma abordagem única, é evidente que os orçamentos têm de se esticar muito à medida que navegamos em tempos económicos difíceis. É essencial que as PME dêem prioridade ao investimento e à implementação de tecnologias fiáveis, rentáveis e seguras, uma vez que o seu objectivo é tornar a mudança híbrida permanente».