brand.IT

Países Baixos, Um Berço de Muitos Tesouros e Oportunidades

Holanda

Como encontrar emprego Holanda? Os Países Baixos, também conhecidos no Brasil como Holanda apesar deste ser o seu nome oficial, recebem este nome devido a sua configuração geográfica, uma vez que uma considerável parte do seu território se encontra abaixo do nível do mar.

Esta, por sua vez, foi obtida por meio da drenagem da água do mar juntamente com a construção de diques, um processo que data desde a idade média. No entanto, foi durante o século XX que os avanços foram mais expressivos. Os Países Baixos, com uma área inferior a 42 mil quilómetros quadrados, são menores que o estado do Rio de Janeiro e ainda assim, o berço de incontáveis tesouros e maravilhas, e também, uma das maiores economias da Europa.

É fundamental reiterar que, apesar dos Países Baixos serem frequentemente referidos como Holanda, este não é o seu nome oficial. Este nome foi adoptado devido a 2 províncias, Holanda do Norte e Holanda do Sul, que constituem o país com outras 10. Por muito tempo, essas 2 províncias tiveram uma maior influência sobre o país, o que resultou na utilização deste nome.

Os Países Baixos e a sua marca no mundo

O que hoje é uma nação independente já foi outrora dominada por muitos povos, tais como germânicos, celtas, romanos, francos e até mesmo espanhóis. Em 1814, 15 anos após a revolução francesa, período em que se tornou um protetorado da França, finalmente sucedeu a sua fundação oficial sob a regência da casa de Orange.

Neste período, Luxemburgo e Bélgica também faziam parte, até que mais tarde ambos obtiveram as suas independências. No entanto, a sua história no último século foi bastante turbulenta e infeliz. A ocupação do seu território pelas tropas alemãs de 1940 a 1945 acarretou no genocídio de uma grande parte da população judia. Estes tristes acontecimentos foram relatados no famoso diário de Anne Frank. Hoje, a casa em que viveu foi transformada em um museu e pode ser visitada em Amesterdão.

Contudo, a sua história vai muito além das fronteiras do seu próprio território. No século XVII, a Holanda chegou inclusive a rivalizar com Portugal na colonização no nordeste do Brasil, mais especificamente no estado de Pernambuco. Por esta razão, ainda é possível notar as influências holandesas, principalmente na arquitectura de Recife.

E a influência holandesa no Brasil não para por aí. A Holanda também teve grande importância na documentação da fauna, flora e das comunidades indígenas que habitavam onde hoje é Pernambuco. Uma boa parte desta documentação pode ser contemplada nas obras de Frans. J. Post e Albert Eckhout. Este último chegou inclusive a pintar um quadro chamado “A Dança dos Tarairiús”, uma tribo indígena que habitava a região da Caatinga.

As obras de Post e Eckout são um exemplo do exímio e nato talento holandês quando o assunto é pintura. No entanto, ao abordar este tema, é simplesmente impossível ignorar certos nomes que se tornaram verdadeiros tesouros nacionais dos Países Baixos. Nomes como Bruegel, Vermeer, Rembrandt, Van Gogh e muitos outros deixaram a sua marca através das suas poéticas pinceladas que expressavam a forma com que viam o mundo.

Possivelmente, as mais tristes e emocionantes foram as de Van Gogh, que nunca nem sequer conseguiu vender e nem mesmo leiloar uma obra em vida. No entanto, a sua obra mais famosa, Noite Estrelada, se encontra atualmente avaliada em 100 milhões de dólares, mais de 500 milhões de reais.

Os Países Baixos Hoje

Um outro grande tesouro dos Países Baixos, e muito famoso pelo mundo afora, são os magníficos campos de tulipas. Ainda que o mais famoso seja o Keukenhof em Lisse, há muitos outros e todos os anos milhares de turistas vão até lá durante a primavera a fim de se deslumbrarem com essa beleza natural.

Para além das suas belezas naturais e da sua cativante história, os Países Baixos têm-se tornado uma referência em relação a sua economia de mercado. Sendo a sexta maior economia da Europa, esta se revela extremamente desenvolvida e industrializada. Ainda que o sector de comércio, serviços e turismo seja o mais expressivo, a indústria de manufacturas também tem sido um alvo massivo de investimentos, principalmente na área da tecnologia.