InternacionalNotícias

Schneider Electric actualiza plataforma de formação para profissionais de data centers

Até à data, a Schneider Electric University já proporcionou mais de um milhão de cursos a mais de 650 mil profissionais de data center de diversos países e é 100% de neutra quanto a fornecedores.

Bethany Drouin/Pixabay

A Schneider Electric anunciou actualizações na sua plataforma de educação digital Schneider Electric University para colmatar a falta de competências e de profissionais na área de data centers.

Disponível em 14 línguas e acessível em todo o mundo de forma online e gratuita, a ferramenta pretende dar formação e ajudar os colaboradores que trabalham nos centros dos dados a manter-se actualizados.

Pankaj Sharma, EVP Secure Power Division da Schneider Electric, salienta a problemática da falta de talento: «Nos últimos anos, as exigências de capacidade dos data centers cresceram exponencialmente, atingindo novos recordes à medida que a digitalização e a adopção da cloud aceleram. Contudo, a escassez de competências no sector continua a ser um desafio significativo e tem potenciais implicações para outras indústrias associadas».

O responsável explica a importância da plataforma: «Ao disponibilizar orientação sobre as mais recentes iniciativas tecnológicas e de sustentabilidade, acreditamos que a Schneider Electric University constitui um recurso inestimável para ajudar a colmatar a lacuna de competências, ao capacitar os ecossistemas empresariais, requalificar a força de trabalho e formar a próxima geração de profissionais para construir os data centers do futuro».

As novas actualizações na qualificação Data Center Certified Associate (DCCA) da Schneider Electric University incluem princípios básicos de energia, refrigeração, racks e segurança física, bem como orientações sobre como optimizar o design de centros de dados para impulsionar a resiliência, a eficiência energética e a sustentabilidade.

Entre os cursos mais recentes estão os de Optimização dos Layouts de Refrigeração para Data Centers; Estratégias Fundamentais de Cablagem nos Data Centers; Examinação de Métodos de Proteção contra Incêndios nos Data Centers; e Princípios Básicos de Refrigeração II – Humidade nos Data Centers.

Até à data, a Schneider Electric University já proporcionou mais de um milhão de cursos a mais de 650 mil profissionais de data center, com mais de 180 países, e é 100% de neutra quanto a fornecedores.