MercadoNotícias

Empresa indiana compra portuguesa Celfinet

Com esta aquisição, a Cyient quer potenciar a sua presença na Europa e a oferta 5G.

starline / Freepik

A Cyient, uma empresa de soluções de tecnologia centrada na indústria, adquiriu a consultora de telecomunicações portuguesa Celfinet. O negócio, avaliado em 41 milhões de euros, corresponde a cerca de quatro anos de facturação da empresa nacional, anunciou a multinacional indiana.

«O alcance e o desempenho da implantação do 5G e os primeiros passos para o 6G estão a chegar a um ponto em que fornecem infra-estrutura perfeita para uma conectividade unificada e abrangente», menciona a Cyient, em comunicado. Com esta aquisição, a empresa indiana pretende fortalecer a sua prática de ‘engenharia wireless’ para apoiar os fornecedores de serviços de comunicação (CSP) e empresas na implantação das suas redes. No mesmo comunicado, pode ler-se que esta aquisição vai aumentar ainda mais a presença da Cyient na Europa, onde a Celfinet tem uma forte presença, e ajudará a expandir os negócios da empresa indiana na América do Norte e Austrália.

Celfinet esperou pela «melhor proposta»
Krishna Bodanapu, CEO da Cyient, explica que o objectivo é ajudar os CSP a projectar as redes do futuro, fornecendo soluções em infra-estrutura inteligente, operações inteligentes e transformação de rede corporativa: «Os profundos conhecimentos da Celfinet e as relações duradouras que mantém com os seus clientes vão potenciar as nossas capacidades, à medida que fortalecemos a expansão tecnológica em redes sem fios para lançamentos 5G. Além disso, Portugal tem uma força de trabalho de engenharia altamente qualificada, tornando-se um centro estratégico de inovação para expandir as nossas operações globalmente».

Nuno Ribeiro e José Mata, fundadores e co-CEO da Celfinet, citados no comunicado, assumem-se «muito entusiasmados» com esta nova etapa: «Apesar das muitas abordagens ao longo dos anos, era fundamental esperarmos pela melhor proposta, pela empresa com a qual melhor nos ajustássemos, para assumir o negócio e libertar o nosso potencial. A Cyient não só partilha os nossos valores, como a mesma visão ambiciosa e inovadora para o futuro, com a Celfinet a actuar como o investimento fundamental para impulsionar a engenharia wireless da Cyient».