NacionalNotícias

JAy! quer ajudar a atrair mais hubs tecnológicos para Portugal

Numa primeira fase, a empresa faz a concepção do espaço e a contratação dos talentos, e, posteriormente, desenvolve as funções para que o centro tecnológico se torne autónomo.

A JAy! é uma nova empresa que nasce com o intuito de ajudar a atrair multinacionais a criar e gerir hubs digitais em Portugal, assim como recrutar talentos para esses centros tecnológicos.

O fundador é Alexandre Vaz que desenvolveu o hub tecnológico da Mercedes-Benz no País e criou a empresa com base num modelo assente na «metodologia BOT (Build, Operate, Transfer)». Assim, a JAy! pretende «criar os centros digitais de raiz, mapear talentos, contratar as equipas, gerir os espaços de trabalho físicos e digitais e os recursos humanos e acelerar o hub digital como uma empresa autónoma».

O responsável explica como nasceu a ideia: «Este projecto acontece após anos de maturação e é o corolário da minha experiência a lidar directamente com a criação e gestão de centros de desenvolvimento digital. Existem condições em Portugal para ampliar o nosso ecossistema digital, mas as multinacionais sentem uma grande dificuldade em entrar e permanecer num mercado que desconhecem».

Numa primeira fase, a JAy! faz a concepção do espaço e a contratação dos talentos, e, posteriormente, desenvolve as funções para que o centro tecnológico se torne autónomo.

Para já, o plano é recolher perfis de candidatos para conseguir ter em carteira 1500 currículos de talentos para os primeiros hubs em desenvolvimento. E para ajudar neste objectivo, a empresa criou uma moeda física, a JAy! Coin, que está a oferecer aos primeiros 1000 currículos recebidos na área digital.

Alexandre Vaz revela como funciona esta aposta num mundo que é cada vez mais digital: «A nossa moeda é um token com emissão física limitada, cujo valor facial é de 1500 euros, convertível caso o seu detentor for contratado para um dos projectos que acreditamos ir acontecer ainda este ano ou mesmo no ano que vem. É uma moeda que pretende premiar os melhores talentos».