brand.IT

Como fazer o pedido de visto online sem complicações

Um visto nada mais é do que um documento que autoriza a pessoa a entrar num determinado país. Essa autorização, que deve ser solicitada antes de ir viajar, terá diversas informações sobre as regras que deve cumprir durante a viagem.

Se já fez o pedido de visto no passado, sabe o quão demorado é todo o processo. Aliás, o pedido online surgiu como forma de agilizar todo o processo de obtenção de visto e evitar essas perdas de tempo.

Portanto, se vai viajar e não quer perder tempo em burocracias, este conteúdo é para si.

O que precisa de saber antes de fazer o pedido do visto?

Como já foi referido, o visto é um documento que autoriza a entrada num país e que tem um conjunto de regras para a viagem, como o tempo máximo que pode estar no país de destino, as atividades que podem ser exercidas, entre outros.

E se exercer uma atividade que não esteja autorizada pelo seu tipo de visto? Nesse caso terá de voltar a Portugal e pode ter dificuldades em obter um novo visto para o mesmo país ou, em alguns casos, até para outros países.

Os pedidos de visto não devem ser deixados para uma data próxima à viagem porque além de existir um longo período de aceitação, o visto também pode ser rejeitado e, aí, terá de fazer um novo pedido. O melhor é não correr o risco.

Em que situações precisa de ter o visto?

Nem todos os países exigem a apresentação de um visto. Ao planear a sua viagem, pesquise que documentos devem ser apresentados ao entrar no país como português.

Saiba, ainda, que tipo de visto precisa, de acordo com a finalidade da viagem.

Os vistos turísticos, por exemplo, são emitidos quando a pessoa viaja a turismo e costumam ter um período de poucos meses, normalmente inferior a 6 meses.

Os vistos de estadia temporária incluem os vistos de estudo, para tratamentos de saúde, de trabalho e investigação, voluntariado ou estágio. De uma forma geral, estes vistos permitem uma permanência inferior a 1 ano. Lembrando que cada país tem as suas regras e que essas devem ser consultadas.

Os vistos de residência permitem uma estadia superior aos vistos de estadia temporária e costumam ser emitidos a portugueses que queiram trabalhar ou estudar no estrangeiro ou em questões de reagrupamento familiar.

Relembrando que a apresentação do visto não é obrigatória em todos os países. Os portugueses podem viajar livremente pelos países do Espaço Schengen e não só. Deve ter sempre um documento de identificação.

Como fazer a marcação de visto online?

O pedido do visto pode ser feito presencialmente nas embaixadas e consulados, mas esta não é uma opção muito prática na maioria dos casos. Por exemplo, dependendo da localização, pode perder muitas horas em viagem.

O pedido de marcação de visto online veio poupar tempo e tornar todo o processo mais prático. Caso o pedido seja rejeitado, por exemplo, pode fazer um novo pedido sem ter de se deslocar ao consulado ou à embaixada. E, com o iVisa, o processo torna-se ainda mais simples e a taxa de rejeição é menor.

Para fazer a solicitação do visto no iVisa basta selecionar o país de destino, o tipo de visto que pretende pedir, preencher o formulário e fazer a solicitação e o pagamento. Aprovado o pedido, pode descarregar o e-Visa pela sua conta ou esperar que seja enviado para casa (caso tenha sido a sua escolha). O visto eletrónico ficará associado ao seu número do passaporte.

Além dos vistos eletrónicos e tradicionais, o iVisa também facilita a obtenção de outros documentos para a sua viagem.

E, o melhor, não terá de gastar tempo ou dinheiro extra em deslocações e muito menos terá de perder meio dia (ou mais) a tratar destas questões burocráticas.

Qual o prazo de aceitação do visto?

O prazo depende do tipo de visto solicitado, mas pode contar com um período de espera de cerca de 30 dias. Se recusado, terá de fazer um novo pedido e aguardar mais algumas semanas.

Esse período pode ser menor se fizer o pedido com o iVisa (e dependendo do país para o qual vai viajar). A ETA australiana pode processar o seu pedido em apenas 15 minutos, por exemplo, se usar o serviço super expresso.

Mas o mais importante, tanto para pedidos online como para pedidos em embaixadas e consulados, é tratar de toda a burocracia com antecedência.

Com o visto e toda a documentação necessária em mãos, chegou o momento de aproveitar a sua viagem.