brand.IT

Evolução do setor de transporte rodoviário de mercadorias em Portugal

Marcin Jozwiak / Pexels.com

Parte essencial do tecido funcional da nossa sociedade, o setor de transporte rodoviário tem passado por algumas mudanças nos últimos anos. O balanço é positivo: em 2021, cresceu 7,6%, e, mais recentemente, recebeu a aprovação de um apoio por parte da Comissão Europeia.

Continue a ler para ficar a par de todas as novidades e para saber mais sobre a importância do mercado do transporte rodoviário de mercadorias em Portugal.

Se procura veículos de transporte de mercadorias para compra, não deixe de consultar o marketplace internacional Truck 1. Lá, pode encontrar viaturas novas e usadas aos melhores preços, com uma seleção de qualidade de camiões, reboques, veículos comerciais ou mesmo semi reboques usados da Schmitz.

Consulte o catálogo online e fique a par das ofertas imperdíveis de que pode usufruir.

Como tem evoluído o setor em Portugal nos últimos anos?

No território português, o transporte rodoviário domina a repartição modal do transporte de mercadorias (dados da Eurostat).

Em 2021, o volume de negócios deste setor cresceu para 3.000 milhões de euros, um aumento correspondente a 7,6% desde 2020. Já o mercado ibérico, passou também por um crescimento significativo, com 7,1% que representam o alcance dos 18.800 milhões de euros, de acordo com dados da Informa D&B.

Este é um crescimento que impulsiona o mercado para um patamar superior àquele em que se enquadrava antes da pandemia. Afinal, em 2020 o setor do transporte rodoviário de mercadorias decresceu em 5,1% por motivos relacionados com a Covid-19 e a diminuição de deslocações e do volume de comércio externo que o surgimento do vírus acarretou.

E nos próximos anos, o que espera o transporte de mercadorias?

A curto prazo, o que se avizinha é uma expectativa sobre as margens de lucro, que deveriam crescer para compensar a subida dos custos do combustível e da mão de obra, aponta a Informa D&B.

Por outro lado, a longo prazo estão definidas várias metas, sobretudo de motivação ambiental, para o setor dos transportes de mercadorias nos próximos anos.

Em 2011, o Livro Branco dos Transportes da Comissão Europeia propôs que até 2030 se realizasse a transferência de 30% do tráfego rodoviário de mercadorias em distâncias superiores a 300 quilómetros para outras alternativas, como é o caso do transporte ferroviário ou do marítimo.

O objetivo é criar condições para uma gestão mais sustentável das mercadorias, optando por processos mais eficazes e menos poluentes. Até 2050, o mesmo documento propõe a transferência de mais de 50% do tráfego, com o auxílio de corredores eficientes e ecológicos.

Já o Plano Nacional Energia e Clima para 2030, apresenta como objetivo uma maior produção e consumo de combustíveis renováveis alternativos, tendo como principal foco os os setores de transporte rodoviário pesado de mercadorias de longa distância, pesados de passageiros, setor marítimo de mercadorias e aviação.

Apoios do governo às empresas de transporte de mercadorias

Com o objetivo de devolver prosperidade à economia de um estado-membro, a Comissão Europeia concedeu um apoio ao setor em Portugal. A Junho de 2022, a aprovou um pedido do Governo Europeu referente a um apoio de Estado às empresas de transporte de mercadorias.

A ajuda, que visa combater os efeitos da crise atual provocada pelo contexto da invasão da Ucrânia pela Rússia, será concedida através de subvenções diretas. Trata-se de quase 46 milhões de euros, destinados a todas as empresas (pequenas, médias ou grandes) do setor de transporte rodoviário de mercadorias consideradas afetadas pela crise.

Este apoio não poderá, contudo, ultrapassar os 400 mil euros por beneficiário e deverá ser entregue no máximo até dia 31 de dezembro de 2022. Trata-se se um apoio necessário e imprescindível para restaurar a saúde de um setor essencial que atravessa tempos particularmente difíceis.