NacionalNotícias

Escola de programação 42 chega ao Porto

A Critical Techworks e a SaltPay são parceiros fundadores da 42 Porto, que conta ainda com o apoio de Amorim, BAGlass, Ecosteel, Sodecia, Sogrape, Sonae, Prozis, Vicaima, João Nuno Macedo Silva e Câmara Municipal do Porto.

A 42 chega em Junho à cidade do Porto com a abertura do campus perto da Avenida dos Aliados. As inscrições estão já abertas e os interessados podem candidatar-se em apply.42porto.com.

Pedro Santa Clara, Director da 42 em Portugal, explica a expansão: «Abrir o Campus do Porto é um passo natural no crescimento da 42 em Portugal. Esta nova escola vai aumentar consideravelmente a nossa actuação territorial, permitindo oferecer o programa a todos aqueles que no norte do País queiram desenvolver competências em tecnologia».

O curso da escola de programação é gratuito e não é exigido qualquer background académico ou experiência na área, é apenas necessário que os alunos tenham mais de 18 anos ou o 12º ano concluído.

O primeiro programa arranca em Outubro e antes, em Julho, Agosto e Setembro, os candidatos tem de passar pela piscine, um bootcamp de 26 dias intensivos em que os formandos aprendem as bases de programação. Só os interessados que terminarem esta fase com sucesso podem iniciar o curso que tem uma duração 12 e 18 meses (dedicação de 40 horas por semana).

A aprendizagem na 42 não é feita de forma tradicional (não há horários, nem professores) e assenta totalmente na prática através do desenvolvimento de projectos entre pares, num modelo de gamificação. O objectivo é, para além das competências técnicas, que cada aluno desenvolva «capacidade de comunicação, trabalho em equipa e resolução de problemas, assim como a criatividade, autonomia e resiliência».

Antes de receberem o diploma, os alunos terão ainda que ter uma experiência profissional na área, após a qual podem complementar o curso com uma especialização à sua escolha, entre cybersecurity, web development, data analytics, entre outras.

A Critical Techworks e a SaltPay são parceiros fundadores da 42 Porto, que conta ainda o apoio de Amorim, BAGlass, Ecosteel, Sodecia, Sogrape, Sonae, Prozis, Vicaima, João Nuno Macedo Silva e Câmara Municipal do Porto. Estes mecenas são responsáveis pelo pagamento das propinas dos alunos.

A 42 chegou a Portugal em Julho de 2020 e o campus de Lisboa já teve 20 mil candidaturas. O responsável da escola salienta qual é a estratégia da instituição: «O nosso objectivo é que mais portugueses tenham acesso ao curso 100% gratuito e assim consigam abrir portas a um futuro com uma altíssima taxa de empregabilidade. A necessidade de profissionais com competências em tecnologia é crescente e cada vez mais transversal a todas as indústrias».