Empreendedorismo

Faber lidera ronda de financiamento da startup de gestão de parques eólicos e solares ANNEA

A startup considera-se uma empresa luso-alemã porque, além de ter escritórios em Hamburgo e Lisboa, é membro da Startup Lisboa.

Marcel Frenzel e Maik Reder, os fundadores da ANNEA.

A ANNEA, startup de cleantech criada em 2019, anunciou que fechou a sua primeira ronda de financiamento no montante de 1 milhão de euros, valor que será usado para a internacionalização, para reforçar a equipa e entrar no mercado de hidrogénio verde.

O financiamento foi liderado pela sociedade de capital de risco portuguesa Faber e contou ainda com a participação da sociedade de capital de risco alemã Innoport. A startup tem como objectivo «tornar-se na empresa internacional de manutenção preditiva nº 1 no sector de energia renovável até 2025» e o investimento agora conseguido vai certamente contribuir para essa estratégia.

A tecnológica que criou uma plataforma de manutenção e gestão preditiva e prescritiva de parques eólicos e solares que usa inteligência artificial consegue «prever avarias com até 12 meses de antecedência e estima o tempo de vida útil restante dos diferentes componentes». A solução tem um nível de precisão de 99,9% e não implica a instalação de hardware adicional.

Maik Reder, co-fundador e CEO da ANNEA, explica que a ferramenta all-in-one desenvolvida pela startup «combina várias tecnologias de ponta, tais como digital-twins’ machine learning e modelação baseada na física, para tornar as energias renováveis mais rentáveis e fiáveis».

Por seu turno, Sofia Santos, partner da Faber, salienta os motivos da aposta: «Esta startup traz uma solução diferenciada para o mercado, dada a capacidade técnica da equipa e o seu conhecimento único da indústria das renováveis. Acreditamos que a sua abordagem é um relevante contributo para a crescente necessidade de maior eficiência operacional das renováveis e para a expansão da acessibilidade a energia limpa».

A ANNEA considera-se uma empresa luso-alemã porque, além de ter escritórios em Hamburgo e Lisboa é membro da Startup Lisboa. Maik Reder esclarece ainda que os fundadores da ANNEA «se conheceram em Lisboa, onde discutiram os primeiros passos da empresa, e vivem na capital portuguesa».

A tecnológica tem, neste momento, várias vagas para a operação nacional em aberto, que podem ser consultadas aqui.