NotíciasSegurança

Nova SBE, INCM e CyberGymIEC criam centro de formação cibernética

O objectivo da iniciativa é «gerar awarenes para a cibersegurança junto de gestores, colaboradores e utilizadores».

Pixabay

A Nova School of Business & Economics (SBE), o CyberGymIEC e a Imprensa Nacional/Casa da Moeda (INCM) juntaram-se para criar o INCM CyberPod, um centro de formação cibernética, e um clube para reforçar a literacia cibernética.

O centro ficará localizado no campus de Carcavelos da universidade e o objectivo da iniciativa é «gerar awarenes para a cibersegurança junto de gestores, colaboradores e utilizadores». O INCM CyberPod vai promover acções de formação em cibersegurança e proporcionar um «experiência imersiva» sobre o tema.

Além do centro, as entidades anunciaram o Cyberclub, um clube ao qual as organizações se podem juntar e no qual terão «acesso a uma série de vantagens que lhes permitirão fortalecer alfabetização cibernética dos colaboradores». Este clube vai partilhas as melhores práticas através de newsletters, webinares, encontros, sessões online de cybercoaching e elaborar o Cybersecurity Maturity Index. Além disso, os participantes poderão ainda receber créditos para os programas de formação.

Tiago Godinho, director do Nova SBE Digital Experience Lab, explica a iniciativa: «A ciberdefesa não é uma responsabilidade exclusiva das equipas de cibersegurança, pelo que todo e qualquer colaborador tem o potencial de ser o maior activo na cibersegurança da sua organização ou o seu elo mais fraco. É neste sentido que consideramos essencial apoiar as organizações no desenvolvimento da ciberliteracia dos seus colaboradores».