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Primavera cresce 16% e regista volume de negócios de 35 milhões de euros em 2021

A tecnológica voltou a crescer a dois dígitos, depois de mais um ano marcado pela pandemia, e acredita que 2022 será também de reforço do negócio nacional e internacional.

A Primavera BSS teve, em 2021, um crescimento de 16% em relação ao ano anterior e atingiu 35 milhões de euros em volume de negócios. Este é um regresso ao crescimento a dois dígitos depois de, em 2020, ter tido um aumento de apenas 2,2%, correspondente a uma facturação de 30 milhões de euros.

A cloud foi uma das áreas de negócio que mais impulsionou os bons resultados, tendo a empresa nacional registado «um aumento de 17,5% na subscrição deste tipo de soluções».

O mercado nacional continua a ser o maior foco da Primavera, já que 65% da facturação de 2021 teve origem em Portugal. A nível internacional, a tecnológica salienta que «os mercados de Angola e Moçambique» foram os que mais se destacaram.

A tecnológica refere ainda que o ano passado foi de reforço do canal de parceiros, já que «centenas de profissionais investiram na actualização e no aumento das suas competências e certificações». José Dionísio, co-CEO da Primavera BSS, realça importância do canal, no qual assenta o modelo de negócio da empresa: «O sucesso dos nossos resultados deve-se inteiramente ao esforço dos nossos parceiros, que fizeram um excelente trabalho em 2021».

Crescimento acelerado em 2022
Depois de vários anos a crescer, a Primavera acredita que 2022 será também de reforço do negócio, como explica o responsável: «Este será o ano da fusão plena entre todas as empresas que constituem o Grupo Primavera. Será um ano de grande transformação e de grande dinâmica, com perspectivas de crescimento acelerado na ordem dos dois dígitos, como vem acontecendo nos últimos anos».

Sobre a estratégia, José Dionísio salienta à businessIT que será assente na «construção das bases para a liderança ibérica no segmento cloud», já que o Grupo Primavera «tem, na sua génese, esse propósito». O co-CEO esclarece os planos para esse objectivo: «Iremos definir qual o portfólio de soluções desenvolvidas pelas empresas do grupo, em Espanha, que virão para o mercado português e quais as soluções desenvolvidas pela Primavera que passarão a estar disponíveis no mercado espanhol. É esta sinergia que nos torna fortes e que permitirá endereçar ao mercado soluções cloud sólidas, capazes de apoiar com elevado rigor a estratégia de transformação digital das empresas».

Já ao nível dos mercados, a aposta será «no ibérico e nos africanos onde a marca já tem presença actualmente», acrescenta o responsável. No caso do talento, a Primavera, que tem 350 colaboradores, quer contratar cinquenta profissionais em 2022.