Empreendedorismo

Sociedade de investimento portuguesa EX Capital vai apoiar empreendedores com menor representatividade

A sociedade terá 5 milhões de dólares (cerca de 4,58 milhões de euros) para investir em projectos nos próximos 5 anos.

A EX Capital é a nova sociedade de investimento lançada hoje pelos fundadores da SWORD Health que quer apoiar empreendedores com menor representatividade, nomeadamente de como «minorias étnicas, raciais, sociais e de género» e dar-lhes acesso a investimento.

A equipa de gestão da EX Capital é composta pelos fundadores do unicórnio nacional, Virgílio Bento (na foto) e Márcio Colunas e pelos membros da equipa fundadora André Eiras, Fernando Correia e Ivo Gabriel.

Com um capital inicial de 5 milhões de dólares (cerca de 4,58 milhões de euros), que resulta dos «contributos pessoais e individuais de cada um dos partners», o valor vai ser investido em projectos nos próximos 5 anos. Além disso, os empreendedores terão ainda acesso ao conhecimento da equipa de fundadores do unicórnio.

O objectivo da Ex Capital é, assim, «maximizar o potencial e as probabilidades de sucesso de startups tecnológicas globalmente promissoras» e a ideia surgiu, de acordo fonte oficial da SWORD Health, «com base na própria génese da startup que nasceu num contexto não propício ao sucesso mas que, apesar desse ponto de partida, tornou-se numa empresa global».

Segundo o Crunchbase, o financiamento através de capital de risco ultrapassou os 600 mil milhões em 2021 e, apesar de não existirem números concretos, sabe-se que os fundadores afro-americanos e latinos de startups levantaram apenas 2,4% do capital de risco total e as mulheres fundadoras apenas angariaram 2% do capital de risco em 2021.

Virgílio Bento, co-fundador da EX Capital e da SWORD Health , explica que «muitos dos empreendedores mais dedicados e inovadores do mundo têm origens sem representatividade, mas continuam a receber uma parcela menor do capital de risco global», assim a sociedade surgiu com esse propósito salienta: «Queremos equilibrar essa desigualdade ao apoiar em particular empresas fundadas por empreendedores com menor representatividade, ajudando a elevar as suas ideias e estabelecer um ecossistema mais forte e mais diversificado».