NacionalNotícias

Ascent compra BiLD Analytics e vai criar centro estratégico em Portugal

A aquisição contou com o financiamento da Horizon Capital e é o segundo negócio de empresa na área dos dados.

Diogo Dias e João Paulo Oliveira são os fundadores da BiLD Analytics.

A Ascent anunciou a aquisição da empresa BiLD Analytics, empresa portuguesa especialista em análise de dados e analítica. Esta etapa que marca a entrada da tecnológica britânica no mercado nacional vai «vem criar uma combinação de capacidades avançadas de dados, software e competências na cloud».

A empresa de serviços digitais escolheu a tecnológica, que faz parte do portfólio da startup tecnológica The Loop Co., em virtude «do alinhamento da visão técnica e da qualidade da entrega», salienta Stewart Smythe, CEO da Ascent.

O responsável explica outros motivos que levaram à compra: «Nos últimos 12 meses, olhei para um grande número de empresas semelhantes em toda a Europa e a BiLD destacou-se realmente, tanto devido à profundidade das suas capacidades Azure e Databricks como à sua ambição e potencial de crescimento. Temos estado a trabalhar em parceria com eles há vários meses e estamos realmente impressionados com a qualidade do seu trabalho e das suas pessoas».

A Ascent quer criar um centro estratégico de talentos portugueses com a ajuda dos profissionais da BiLD que ficará a cargo do fundador e sócio-gerente Diogo Dias, que passará a fazer parte da equipa da liderança da Ascent.

O responsável explica como será o futuro da empresa: «Estamos encantados por nos juntarmos à equipa da Ascent e podermos combinar a nossa experiência em engenharia de dados com a escala e maturidade da Ascent no desenvolvimento de soluções digitais, melhores práticas e metodologias. Fazer parte da Ascent permitir-nos-á continuar a desenvolver a nossa especialização, ao mesmo tempo que nos permite escalar mais rapidamente – e, naturalmente, estou entusiasmado com as novas oportunidades de carreira que isto traz às nossas equipas».

A aquisição contou com o financiamento da Horizon Capital e é o segundo negócio de empresa na área dos dados após a aquisição, em 2020, da Mango Solutions, uma das maiores empresas de consultoria em data science do Reino Unido.