NacionalNotícias

Alter Solutions Portugal prevê crescimento de 30% e quer contratar cem colaboradores em 2022

A consultora de TI reuniu os jornalistas na sede, em Lisboa, para apresentar os resultados do ano passado e as perspectivas para este. A Alter Solutions Portugal cresceu 53% em 2021 e espera continuar a aumentar o volume de negócios este ano.

A Alter Solutions Portugal iniciou operações em 2015 e, desde aí, tem crescido de forma sustentada: registou uma facturação de 20,4 milhões de euros no ano passado, o que representa um aumento de 53% em relação aos 13,3 mil milhões conseguidos em 2020. A empresa de consultoria de TI, que faz desenvolvimento de software, tem uma área dedicada à cibersegurança, é o centro de IT nearshore do grupo Alter Solutions e faz projectos ‘chave na mão’, terminou o ano com quinhentos colaboradores de catorze nacionalidades diferentes, tendo contratado 145 profissionais em plena pandemia.

A tecnológica conseguiu ainda uma rentabilidade de «11,6% comparativamente ao volume de negócios e a um EBITDA acima dos dois milhões de euros, o que comprova a força do sector», salientou André Salgado (na foto), managing director da empresa. O responsável disse que 2021 foi o melhor de sempre: «Tornou-se histórico e disruptivo, já que foi o ano em que mais facturámos e em que mais contratámos. Isto demonstra a confiança que os clientes nacionais e internacionais depositam nas nossas equipas e nos nossos serviços». Esta confiança é expressa também pelo facto de, no ano transacto, a empresa ter chegado aos 120 clientes, um crescimento de 27% face a 2020.

Para este ano, a empresa espera um volume de negócios no valor de 26,5 milhões de euros, o que corresponderá a uma subida de 30%, em relação ao ano passado. Já ao nível da equipa, a tecnológica deverá chegar aos seiscentos colaboradores (um aumento de cerca de 21%) e atingir os 135 clientes, o que corresponderá a um crescimento de cerca de 12,5%. A Alter Solutions Portugal diz ainda que, este ano, espera «estreitar relações e laços de parceria com os clientes actuais».

A Alter Solutions Portugal tem clientes na área da banca, seguros, transportes e energia, entre muitas outros sectores, e trabalha com empresas nacionais e internacionais como o BPI, Santander, NOS, Altice, TAP e Farfetch.

Recrutar talento internacional
A empresa assume um desafio: a dificuldade no recrutamento de talento, que considera mesmo uma «dor que sente no dia-a-dia», em virtude da falta de profissionais de TI em todo o mundo. No entanto, a estratégia está definida e passa pelo recrutamento internacional: «Começamos a olhar para o mundo como uma pool de talento, em vez de ser só em Portugal e em que o Brasil e a América Latina são o nosso foco», explicou André Salgado.

A Alter Solutions ajuda na realocação dos novos colaboradores, mas também das suas famílias, oferece contrato de trabalho sem termo e ajuda na integração cultural, fazendo disso uma forma de «atracção de talento», como esclareceu o managing director. Mas o responsável assegura que a empresa «nunca vai descurar o talento nacional» e que a «proximidade às universidades nacionais e às escolas de negócios vai continuar a aumentar», além de que serão «reforça das diversas áreas como a financeira e recursos humanos com profissionais nacionais».

A taxa de rotatividade de colaboradores da Alter Solutions Portugal não é muito alta, «cerca de 4% a 6%». Isto acontece graças à aposta da empresa em planos de retenção de talento, que passam pelos colaboradores se sentirem «bem e em casa»; para isso, além de outros benefícios, a tecnológica tem uma parceria com a Oficina da Psicologia, permite trabalho remoto e fomenta «a mudança de projectos, equipas e outras especializações», caso o profissional assim queira.