Empreendedorismo

Startup espanhola de gestão de custos para restauração chega ao mercado nacional

Actualmente, a haddock está a participar no programa de aceleração da Startup Lisboa From Start to Table.

Os fundadores Pol Rosell (COO), Carlos Marchal (CTO) e Arnau Navarro (CEO).

A plataforma de gestão de custos para o sector da restauração haddock iniciou operações em Portugal «para ajudar pequenos e grandes negócios a digitalizar e optimizar processos internos, reduzindo gastos e melhorando a operação».

A startup permite aos restaurantes controlar os seus gastos através de apenas fotografias às facturas e da integração com os pontos de pagamento. A solução processa então a informação toda de forma automática e dá, em tempo real, uma visão geral do volume de gastos, vendas e consumo médio por cliente, que lhes permite tomar decisões estratégicas.

A empresa foi fundada em 2021 por Pol Rosell, Carlos Marchal e Arnau Navarro e a ideia surgiu «durante a pandemia». Arnau Navarro, CEO da haddock, explica que «a crise económica que se fez sentir no sector da restauração obrigou a fechar as portas do restaurante que o co-fundador Pol Rosell geria. Ao testemunhar o clima de incerteza que se vivia no sector da restauração, pensou numa solução que pudesse ser útil a todos os proprietários que sofriam com a situação».

Os três empreendedores fizeram «um estudo para identificar as necessidades do sector e aperceberam-se de que os proprietários de restaurantes perdiam muito tempo a executar manualmente todas as tarefas relacionadas com a gestão e controlo de custos, o que lhes impossibilitava de ter um maior controlo sobre o seu negócio». Assim, decidiram «criar um Software-as-a-Service, que trouxesse valor à digitalização do sector e que profissionalizasse o day by day dos proprietários dos restaurantes».

Diferenciadora e completa
Arnau Navarro esclarece que a haddock tem «um software único na Europa» que «graças à tecnologia OCR, Optical Character Recognition, e a inteligência artificial extrai a informação dos documentos e coloca na plataforma para que o utilizador possa ter uma visão global do seu negócio». Além disso, os utilizadores «têm acesso à funcionalidade de ‘produto’ que lhes permite reconhecer aumentos de preços nos produtos que compram aos seus fornecedores, o que é único no mercado» e diferenciador.

Segundo o responsável, a plataforma também «está integrada com terminais POS para recolher informação de vendas e cruzá-la com as despesas, ter acesso a uma lista de todos os fornecedores, reconciliar documentos e ainda adicionar a folha de pagamentos dos empregados. No fundo, é possível ter o controlo total do seu restaurante a partir de qualquer dispositivo.».

Expansão para Portugal
A escolha do País deveu-se à «proximidade geográfica, mas também pela forte cultura gastronómica que existe», avança Arnau Navarro. O CEO e fundador sublinha o objectivo: «Para nós, fazia todo o sentido introduzirmo-nos em Portugal e ajudar os inúmeros negócios de restauração que existem no país a crescer e a tornarem-se mais sólidas. Sempre que nos expandimos para um novo mercado, o nosso objectivo é ajudar o sector da restauração com uma solução para um dos problemas mais generalizados no ambiente Horeca: o controlo de custos».

Actualmente, a startup está a participar no programa de aceleração da Startup Lisboa From Start to Table e que a Arnau Navarro considera estar ser importante para «aprofundar o conhecimento sobre o mercado português, ganhar parceiros estratégicos e iniciar uma ronda de reconhecimento». Para o futuro, o empreendedor não tem dúvidas: «Queremos continuar a crescer e a poder proporcionar, aos nossos restaurantes, novas funcionalidades e por isso contamos com a confiança de investidores que vejam em nós uma solução pioneira com um impacto fundamental no sector da restauração».