A IBM Consulting quer ser o parceiro das empresas que necessitam de acelerar e agilizar a sua transformação digital. Para isso, a empresa disponibiliza serviços de consultoria em diversas áreas como a definição de estratégia, desenho de processos de negócio e operações, análise de dados, automação avançada e inteligente, integração de sistemas, modernização de aplicações, gestão de cloud híbrida e gestão aplicacional.
António Pedro Ribeiro, Portugal country leader da IBM Consulting, revela à businessIT, o que levou à alteração do nome: «No contexto da recente aposta estratégica da IBM em cloud híbrida e em inteligência artificial, e também no seguimento do spin-off da área de negócio de gestão de infraestruturas da IBM para a Kyndryl, aproveitámos para redefinir os serviços de consultoria que estamos a disponibilizar e para nos focarmos nos problemas dos nossos clientes, que melhor sabemos ajudar a resolver».
Assim, o nome foi alterado para tornar «ainda mais visível a mudança» e «destacar as vastas competências e a paixão de mais de 140 mil consultores da IBM que trabalham todos os dias com os clientes para os ajudar a resolver os desafios actuais dos seus negócios», refere o responsável.
Colaborar com os clientes
António Pedro Ribeiro salienta que, com a «nova marca», a IBM quer também «focar as equipas, ofertas e a cultura à volta de uma nova premissa – acelerar juntos». O objectivo é fazer reflectir o compromisso de «disponibilizar mais rapidamente aos clientes valor para o negócio», enquanto agem como um «verdadeiro parceiro de negócio».
A visão de colaboração é sustentada num ecossistema de parcerias «seja com os principais independent software vendors, seja com os principais cloud solution providers». Além disso, os clientes terão «acesso à IBM Research, bem como à relação próxima com a plataforma de cloud híbrida da IBM, software de IA e automação». Para António Pedro Ribeiro, este é mais um «factor diferenciador incomparável».
O líder em Portugal da IBM Consulting esclarece, ainda, como está a ser feita a evolução dos serviços e o que há de diferente e em sintonia com a estratégia da multinacional: «Simplificámos as nossas áreas de foco e diferenciação que são agora estratégia, experiência, tecnologia e operações. Vamos proporcionar inovação através da aplicação da tecnologia para criar e aperfeiçoar workflows cada vez mais inteligentes e mais imersivos com os programas de modernização de aplicações que todas as empresas deverão oferecer num mundo de ambientes de cloud híbrida».
Para 2022, o responsável não tem dúvidas sobre os objectivos: «Mantemos o nosso compromisso de investimento no mercado português e é nossa ambição ser o parceiro essencial para a transformação do negócio das empresas».