Mercado

Unicórnio austríaco Bitpanda instala-se em Portugal

A fintech continua a sua missão de «desvendar o mundo dos investimentos» ao estabelecer operações locais no País.

Já é possível abrir uma conta Bitpanda gratuita em Portugal e, em minutos, começar a investir em activos digitais, anunciou a fintech austríaca. Esta plataforma permite o investimento em activos como criptomoedas e acções fraccionadas («sem comissões», dizem em comunicado), ETF ou metais preciosos. O investimento começa em um euro.

«Prosseguindo a sua missão de se tornar a plataforma de investimento líder na Europa» a Bitpanda está actualmente a contratar um country manager para Portugal, no sentido de criar uma «equipa coesa e liderar o sucesso da empresa na região».

Segundo o mesmo comunicado, o trabalho será sobretudo focado no crescimento, com o objectivo de posicionar a Bitpanda «como a plataforma de investimento de eleição para todas as pessoas em Portugal». O escritório da Bitpanda em Lisboa será num hub de tecnologia e, segundo a empresa, tem inauguração prevista no segundo trimestre de 2022.

Avaliação de 4,1 mil milhões de dólares
Actualmente avaliada em 4,1 mil milhões de dólares, a fintech austríaca planeia «oferecer uma experiência de negociação de última geração para mais de dez milhões de europeus». A expansão deste unicórnio para Portugal ocorre apenas quatro meses depois de arrecadar 263 milhões de dólares, numa ronda de investimento da Série C liderada pela Valar Ventures. «Estes recursos vão ser usados ​​para fortalecer a equipa e projectar a escala da organização, enquanto se duplica a tecnologia de ponta, expansão internacional e crescimento».

Com sede em Viena, a Bitpanda tem uma equipa de seiscentas pessoas que representam mais de cinquenta nacionalidades, bem como centros de tecnologia e escritórios em sete cidades da Europa, além da capital austríaca: Paris, Berlim, Milão, Barcelona, ​​Cracóvia, Londres e Madrid. A empresa anunciou recentemente a abertura do seu primeiro hub remoto de Pesquisa e Desenvolvimento Blockchain, «focado em unir talentos em toda a Europa para construir tecnologias de ponta que alavancam o blockchain para o futuro». Foi ainda comunicado que, depois de Portugal, está prevista a abertura de novos escritórios na Europa.

Mais de três milhões de utilizadores
Fundada em 2014 por Eric Demuth, Paul Klanschek e Christian Trummer, a Bitpanda nasceu como uma empresa de negociação de criptomoedas e, desde então, evoluiu para uma plataforma que oferece opções de investimento para qualquer orçamento e apetência por risco. Segundo dados divulgados pela própria empresa, mais de três milhões de pessoas já criaram uma conta «e confiaram o seu dinheiro à Bitpanda».

Irina Scarlat, directora de crescimento da empresa, acredita que os activos digitais e a tecnologia blockchain estão a «reinventar o significado de investir», assumindo o compromisso de continuar a criar aquilo que apelidou de «produtos financeiros simples, fáceis de usar e totalmente regulamentados para todos».

Mais que nunca, expressa a directora, «a expansão internacional é uma prioridade fundamental para este unicórnio, que tem agora o «prazer de entrar em Portugal». A empresa quer contratar um country manager para liderar os esforços de crescimento local. «Aceitamos candidaturas de pessoas empreendedoras que pensam em grande, se movam rapidamente e desejem causar impacto desde o primeiro dia. Com uma abordagem local e uma equipa de especialistas dedicados, garantimos que nos vamos tornar um nome familiar nos próximos meses – estamos apenas a começar», avisa a Bitpanda.