A ONI anunciou a disponibilidade uma oferta de FTTP (Fiber To The Premises) com banda larga de 10 Gbps (Gigabits por segundo) simétrica, ou seja com a mesma velocidade de download e upload, e que é baseada na tecnologia XGS-PON (Gigabit Symmetrical Passive Optical Network) e sem qualquer tipo de fidelização.
A novidade do operador nacional de comunicações, que foi adquirido pela Gigas no ano passado, vai estar disponível para empresas em Lisboa, Porto, Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Leiria, Setúbal e Viseu.
A rede de fibra óptica exclusiva para empresas é «10 vezes mais rápida e tem 4 vezes menos latência que uma rede de 600 Mbps e que corresponde à mais usada em Portugal», revelou Diego Cabezudo, CEO e co-fundador da Gigas, no evento de apresentação da novidade em Lisboa.
A empresa prevê investir neste serviço cerca de «30 milhões de euros nos próximos três anos» disse Diego Cabezudo. Além disso, a ONI pretende «cobrir 120 mil empresas em Portugal», das quais cerca de 52 mil serão PME com 4 a 250 colaboradores.
Segundo, Nuno Saraiva, CEO da ONI, está «oferta é inédita e inovadora» e é uma forma de ajudar as pequenas e médias empresas a ter «um serviço que até agora só estava disponível a grandes empresas», além de ir «acelerar a transformação digital» do sector empresarial nacional.
A fibra de alta capacidade da ONI será acompanhada de mais ofertas para empresas que incluem serviços de telecomunicações móveis, serviços de cloud PBX e de cibersegurança.