MercadoNotícias

Escassez de semicondutores não trava crescimento da Lenovo

Em conferência de imprensa virtual, o director-geral da Lenovo Ibéria, Alberto Ruano, destacou que os problemas na obtenção de matéria-prima são especialmente perceptíveis em portáteis e smartphones.

Apesar da crise de produção derivada da escassez de semicondutores, os resultados do segundo trimestre fiscal de 2021 da Lenovo registaram um aumento em todos os valores de negócio. A empresa anunciou ter aumentado a facturação para 17,9 milhões de dólares, ou seja, 23% a mais que no mesmo período do ano passado, altura em que o negócio valia 14,5 milhões de dólares.

Para consolidar esta tendência, a Lenovo assumiu, em conferência de imprensa virtual, que dobrará os investimentos em I&D nos próximos três anos, de resto uma intenção que já havia expressado no último trimestre. Essa investigação e desenvolvimento versará as denominadas novas oportunidades de TI e na arquitectura de tecnologia de ‘Client-Edge-Cloud-Network-Intelligence’, «gerada pela mudança nas necessidades dos clientes». Exemplos disso são os Smart Devices/IoT, Smart Infrastructure e Smart Verticals.

Procura por PC continua elevada
A empresa destacou que a procura por PC e outros dispositivos inteligentes continua elevada, principalmente devido à recuperação do segmento profissional, com relatórios de mercado a apontarem para um crescimento ano-a-ano de 18% nos PC comerciais (excluindo Chromebooks) durante o último trimestre, além de uma previsão de aumento da procura devido ao lançamento do Windows 11. A Lenovo avançou que espera que a procura por PC esteja em linha com as avaliações da indústria de 340-355 milhões de unidades anuais nos próximos anos. Da mesma forma, destacou que o mercado global de smartphones continua a apresentar boas oportunidades de crescimento, assim como o mercado de Internet das Coisas (IoT), que deve registar um crescimento anual composto em torno de 11%, até 2025.

Especificamente, a empresa avança que os segmentos de PC premium assistiram a «um alto crescimento», com as receitas de workstation e sistema Yoga Premium mais que a dobrar os resultados do ano anterior. As receitas de computadores profissionais aumentaram 29% e PC 48% quando comparadas com as de 2020.

O segmento móvel, onde a empresa opera com os seus telefones Motorola, registou um lucro operacional recorde com 89 milhões de dólares (79 milhões de euros) e uma facturação de 1931 milhões de dólares (1713 milhões de euros), mais 27% do que no ano anterior.

Líder apesar da desaceleração
De acordo com a Gartner, a Lenovo permaneceu líder no negócio de PC, embora o seu crescimento tenha desacelerado após cinco trimestres consecutivos de crescimento a dois dígitos. No terceiro trimestre, a sua participação no mercado global cresceu 1,8%, para os 23,7%. A empresa disse que continuará a investir nos segmentos premium para gerar maior lucro e aumentar o preço médio de venda.

Na conferência, o director-geral da Lenovo Ibéria, Alberto Ruano, destacou que os problemas na obtenção de matéria-prima são especialmente perceptíveis em portáteis e smartphones, admitindo que a empresa ainda tem encomendas a serem entregues tanto em Espanha como em Portugal, onde a procura por estes dispositivos continua forte.