NacionalNotícias

Huawei, Universidade de Aveiro e Instituto de Telecomunicações criam laboratório nacional de 5G e IA

O 5GAIner resulta de uma parceria entre as três entidades e tem como objectivo apoiar o desenvolvimento e teste de novas soluções ligadas à inteligência artificial (IA) e à nova rede móvel. A Huawei foi responsável pelo investimento inicial no mais recente laboratório português.

O 5G + IA Networks Reliability Center (5GAIner) situa-se em Aveiro, no Instituto de Telecomunicações, e vai ajudar a «testar novos conceitos e avaliar a criação de produtos que podem ser explorados para a inovação e desenvolvimento da indústria, no âmbito do 5G e da inteligência artificial» e que permita que a «academia, startups, empresas estabelecidas e até entidades do sector público» contribuam «para uma transição bem-sucedida para a sociedade digital em Portugal», como explica Diogo Madeira da Silva (na foto), head of public affairs & communications da Huawei Portugal.

O responsável salienta que o laboratório, que resulta da parceria com a Universidade de Aveiro e o Instituto de Telecomunicações, vai permitir «testar conceitos em diferentes mercados verticais, avaliar a sua fiabilidade e possibilitar a pesquisa em estruturas de rede 5G» e que a iniciativa vai ter duas partes: «Numa primeira fase, vai acelerar alguns dos projectos de investigação existentes na região, estando previsto posteriormente o seu alargamento para um âmbito mais nacional e até mesmo internacional».

Diogo Madeira da Silva esclarece que «há coisas já a acontecer, como por exemplo, no Porto de Aveiro ou na Bosch Termotecnologia, em cuja fábrica decorrem testes, nomeadamente nos sistemas de produção flexíveis e no controlo de localização».

O 5GAIner vai ser liderado por Rui Luís Aguiar, investigador e docente da Universidade de Aveiro e coordenador nacional de Redes e Serviços do Instituto de Telecomunicações.

Um projecto para a transição digital
A Huawei doou equipamento e financiou o arranque do projecto do 5GAIner, mas o valor desse financiamento não foi revelado. Sobre o investimento no projecto por parte da empresa, o responsável diz que «mais do que apoiar, este projecto é promovido pela Huawei, em conjunto com os seus parceiros portugueses» e revela o motivo para tal: «Numa fase em que vivemos um momento decisivo em termos de transição digital e energética, queremos fazer a nossa parte e proporcionar ao País, em parceria com entidades reconhecidas do sistema científico nacional, uma infra-estrutura que potencie a experimentação e o desenvolvimento de soluções inovadoras associadas às mais recentes tecnologias, como as redes de quinta geração».

O head of public affairs & Communications da tecnológica refere que a Huawei é «uma das empresas mais inovadoras e que mais investe em R&D a nível global» e quer fazer mais pelo território nacional: «Estamos entusiasmados com a ideia de trazer para Portugal mais iniciativas e soluções que façam a diferença e posicionem o País na linha da frente da inovação, tornando-o mais atractivo e próspero».

Diogo Madeira da Silva destaca outras áreas em que a empresa que fazer a diferença, como a da transição energética: «Estamos em condições para ser enablers desse processo, seja ajudando os operadores a tornarem-se mais eficientes ou apoiando projectos nacionais na área da energia solar».

Por outro lado, o responsável realça o investimento que está a ser feito no «talento nacional», através «do recrutamento», mas também do «desenvolvimento e apoio a projectos» de educação e formação.