brand.IT

Cuidados a ter ao decidir Trabalhar no Estrangeiro

Foto Firmbee.com - Unsplash

O passo de ir trabalhar para um novo país não é só desafiante em termos sociais e emocionais, mas também com todo o processo de logística, documentação e aspetos legais. Por isso mesmo, é determinante que possa compreender com maior exatidão os principais cuidados a ter, neste que será, necessariamente, um dos momentos mais exigentes da sua vida pessoal e profissional. 

Uma vez que o trabalho no exterior não tem que ser, necessariamente, um pesadelo em termos de processo logístico, conheça agora os diferentes pontos que deverá ter em consideração, antes mesmo de “pegar nas malas” e partir para esta nova aventura: 

Compreender os custos de vida do país em questão 

Para um processo mais claro, é determinante que compreenda quais são os custos de vida esperados nesse mesmo país. Perceba, desde logo, quais serão os custos básicos para viver na cidade onde deseja trabalhar. Considerar os seguintes pontos vai ajudar a que perceba quanto dinheiro terá que levar, para que consiga organizar-se nos primeiros meses:

  • Custos esperados na habitação 
  • Processo de documentação e vistos 
  • Custos nas respetivas viagens e transportes 
  • Preço da comida/ restauração e atividades de lazer
  • Custos fixos relacionados com eletricidade, internet, água e outros

Tendo uma perceção aproximada destes mesmos custos, será muito mais acessível compreender o que vão viável será a sua mudança para esse mesmo país. É crucial que tenha estes números bem presentes, para que nunca seja surpreendido no momento da chegada. 

Oportunidades de emprego e progressão de carreira

Um dos estudos mais recentes concluíram que há uma relação direta entre a necessidade de ganhar mais dinheiro e de progressão na carreira com a vontade dos jovens portugueses emigrarem. Desse modo, é essencial que, caso já não tenha um contrato de trabalho assinado ou apalavrado, estude o mercado, dentro da atividade ou setor que pretende trabalhar. 

A partir dessa informação, perceba como os seus serviços, qualificações e experiência adquirida poderão entregar o valor necessário para que se possa destacar no mercado de trabalho desse mesmo país. Por isso, poder estudar a própria experiência de outros profissionais na sua área, dentro desse mercado, é muito importante para tentar perceber como também poderá ser a sua experiência. 

Compreender o impacto ambiental e cultural da mudança

Para além das questões monetárias e também de progressão de carreira, a verdade é que as componentes de bem-estar neste novo país terão que ser analisadas. Caso não aprecie viver num país frio, onde o inverno é rigoroso, o mais provável é que queira evitar trabalhar nalguns países do norte da Europa, por exemplo. 

Somando a isso, outros países, como os do Médio Oriente, poderão ter hábitos e crenças que sejam contrárias das suas, tendo um impacto direto na sua liberdade, dentro e fora do mercado de trabalho. Mais uma vez, ter essa perceção, antes mesmo de escolher qual é o país no qual quer trabalhar é essencial para garantir uma transição que seja saudável e desejável. 

Estudar um pouco sobre a língua nativa

Finalmente, mesmo sendo inglês considerada uma língua universal, onde até é possível que seja suficiente para o seu local de trabalho, ter umas aulas prévias acerca da língua nativa desse novo país, poderá ser uma decisão totalmente acertada. Ao compreender as bases dessa mesma língua, não só irá se sentir melhor integrado, como também terá o reconhecimento positivo dos nativos por estar a esforçar-se em conseguir falar a língua que lhes é nativa. 

Não esquecer também que poderá ser um enorme “plus” ter uma perceção dessa mesma língua, no momento de procurar pelo seu emprego. Portanto, se tiver esse cuidado, poderá já estar alguns passos à gente dos outros concorrentes ao lugar.