NacionalNotícias

Estudantes portugueses vencem competição ITU AI/ML in 5G Grand Challenge

A edição de 2021 da competição contou com 16 desafios abertos, em que participaram 1600 participantes de 82 países.

Freepik

A BacalhauNET, equipa integrada por José Rosa (Politécnico de Leiria),  Daniel Granhão (FEUP – INESC TEC), Guilherme Carvalho (FEUP – INESC TEC) e Tiago Filipe (FEUP – INESC TEC), foi a grande vencedora da competição internacional de inteligência artificial (IA) promovida pela International Telecommunication Union (ITU).

No ITU AI/ML in 5G Grand Challenge, os participantes são desafiados« a resolver problemas do mundo real, com base em tecnologias padronizadas desenvolvidas para IA em redes 5G»; o objectivo é criar «soluções de código aberto para problemas relacionados com redes de comunicações utilizando a IA sobre as normas da ITU.

Os alunos portugueses participaram no desafio aberto “Lightning-Fast Modulation Classification with Hardware-Efficient Neural Networks”, com 12 outras equipas. O principal objectivo era «usar a quantificação, a dispersão, o desenho personalizado de topologia e outras técnicas para conceber uma rede neuronal que atingisse um mínimo de 56% de exactidão no conjunto de dados RadioML 2018.01A, com o menor custo de inferência possível». Além de terem ganho esse desafio, a BacalhauNET foi também a vencedora do Grand Challenge da competição.

A edição de 2021 da competição contou com 16 desafios abertos que participaram 1600 participantes de 82 países. Destes foram seleccionadas as melhoras equipas que competiram na final ganha pelos estudantes nacionais.

A equipa foi orientada por Luís Conde Bento, docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria e investigador do Instituto de Sistemas e Robótica – Coimbra (ISR-UC), Mónica Figueiredo, docente da ESTG e investigadora do Instituto de Telecomunicações (IT), Nuno Paulino e Luís Pessoa, docentes na FEUP e investigadores do Centro de Telecomunicações e Multimédia do INESC TEC.