NacionalNotícias

Fundação ”la Caixa” renova parceria com FCT para apoiar projectos de I&D nacionais

Em 4 anos, as duas entidades apoiaram iniciativas de investigação e desenvolvimento (I&D), em Portugal, no valor de  22 milhões de euros.

jannoon028 /Freepik

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e Fundação ”la Caixa” assinaram um novo Acordo-Quadro de Colaboração com a duração de  três anos com vista ao financiamento conjunto de projectos de I&D e a inovação portuguesa.

A parceria, iniciada em 2018, tem um  princípio de financiamento em partes iguais, através do qual a FCT iguala a contribuição da ”la Caixa” para projectos de investigação e inovação a realizar em Portugal «que venham a ser seleccionados como os melhores em cada concurso anual promovido no âmbito de cada uma das iniciativas». Em 4 anos, as duas entidades apoiaram  mais de cinquenta iniciativas nacionais no valor de  22 milhões de euros.

No novo acordo são quatro os programas da Fundação “la Caixa” a que os investigadores e empreendedores nacionais podem aceder: a Iniciativa Ibérica de Investigação e Inovação Biomédica – i4b, Iniciativa Ibérica de Investigação e Inovação Social – i4s, Programa Promove – O Futuro do Interior e o CaixaResearch Validate.

O i4b tem o objectivo aumentar a actividade de investigação e desenvolvimento em biomedicina e saúde; já  o i4s pretende apoiar «projectos de investigação social baseados em dados quantitativos que se destaquem pela sua excelência e que, através de uma abordagem original e inovadora, possam gerar informação robusta e sólida que permita compreender, de forma aprofundada, os desafios sociais presentes e futuros de Espanha e/ou Portugal».

O Programa Promove – O Futuro do Interior visa apoiar iniciativas inovadoras «em domínios estratégicos para o desenvolvimento e a dinamização das regiões do interior, que contribuam para o desenvolvimento sustentável destas áreas e que sejam replicáveis para outras regiões com características semelhantes»; e o CaixaResearch Validate quer contribuir «para transferir os resultados da investigação para a sociedade e para o mercado, promove a criação de novos produtos e empresas relacionados com as ciências da vida e da saúde».