NacionalNotícias

Solução para drones e de rastreio médico vencem prémios de inovação da Altice

Desde 2016, o Altice International Innovation Award (AIIA) já recebeu mais de 380 candidaturas e entregou prémios num total de 365 mil euros.

A empresa de telecomunicações anunciou os vencedores da 5ª edição do AIIA. O projeto Collision Avoidance on Unmanned Aerial Vehicles using Deep Neural Networks, um framework focado «em veículos aéreos não tripulados, autónomos e em rede, para prevenção da colisão com objectos de reduzida dimensão da autoria de Dário Pedro venceu o prémio Academia. Já o projecto SenseGlove, um dispositivo médico de rastreio doméstico e portátil, que complementa o convencional autoexame mamário e que está conectado a uma aplicação móvel da Glooma alcançou o primeiro prémio na categoria Startups.

O vencedor da categoria de estudantes de mestrado e de doutoramento em instituições de ensino nacionais recebeu prémio monetário no valor de 50 mil euros e a possibilidade de concretização de um piloto ( com o Grupo Altice. Já a startup recebeu um prémio no valor de 25 mil euros.

O AIIA, que visa distinguir a inovação feita em Portugal, contou este ano com a atribuição do prémio Inclusive by Fundação Altice, no valor de 15 mil euros. O galardão, que premia projectos e tecnologias que promovam a inclusão digital e a acessibilidade ao serviço dos cidadãos, foi atribuído à plataforma Incluudo. Esta iniciativa baseada em inteligência artificial (IA) possibilita a legendagem de meios, tradução, transcrição, descrição áudio e áudio inclusivo. Houve ainda a atribuição de uma menção honrosa ao projecto RestartUs, uma plataforma online que oferece cursos e conteúdos a pessoas com baixos rendimentos para desenvolverem as suas capacidades.

Pelo 4º ano consecutivo, a Agência Nacional de Inovação (ANI) associou-se aos AIIA e atribuiu o BfK Awards à Smartex.ai, um galardão que distingue a inovação colaborativa resultante de actividades de investigação e desenvolvimento (I&D). A startup desenvolveu uma solução de IA e computer vision para inspecção em tempo real de têxteis com o objetivo de reduzir a produção defeituosa.

Desde 2016, o Altice International Innovation Award já recebeu mais de 380 candidaturas e entregou prémios num total de 365 mil euros.