NacionalNotícias

CeNTI, Neutroplast e BeyonDevices criam etiqueta inteligente que alerta para tomar a medicação

Para já, o público-alvo da Dosea são pacientes com doenças crónicas, mas os investigadores sublinham que as etiquetas podem ser usadas com outras patologias.

Estes avisos são enviados para uma aplicação que, depois, alerta o paciente para que não se passe a hora de toma da medicação. «Além de minimizar o impacto negativo que o esquecimento causa na saúde dos pacientes, a Dosea visa contribuir para a redução significativa do desperdício de fármacos», dizem os responsáveis pelo projecto.

Uma vez que a app regista todas as tomas, isto também vai permitir fazer um «acompanhamento e ter um maior controlo sobre a evolução do tratamento»; outra das vantagens, segundo CeNTI, é controlar a «conservação do medicamento durante o tempo em que é prescrito». Isto é feito com a associação da etiqueta a um sensor/base que monitoriza «humidade e temperatura», para garantir boas condições de armazenamento.

Para já, o público-alvo da Dosea são pacientes com «doenças crónicas», mas os investigadores sublinham que as etiquetas podem ser usadas com «outras patologias» e não só pelos próprios pacientes, mas também por «cuidadores, familiares ou profissionais de saúde», concluem os responsáveis por este projecto.