InternacionalNotícias

Estudo da Equinix mostra que largura de banda de interconexão global vai chegar aos 21,5 Tbps em 2024

O GXI Vol. 5 revela ainda que as empresas líderes digitais estão a expandir a sua infraestrutura 4 vezes mais depressa do que antes da pandemia.

O mais recente Global Interconnection Index (GXI) da Equinix, que mede e faz previsão do crescimento da largura de banda de interconexão (a conectividade privada usada para a transferência de dados entre organizações), revelou que a largura de banda de interconexão total vai ter uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 44%, chegando a 21,485 Terabits por segundo (Tbps), ou 85 Zetabytes por ano, até 2024 em todo o mundo.

Já a região EMEA deverá registar um crescimento um pouco mais acelerado com 46% (CAGR) até 2024, contribuindo com 5,327 Tbps, representando 25% da largura de banda de interconexão global.

O GXI Vol. 5 mostra que as empresas líderes digitais estão a expandir a sua infraestrutura 4 vezes
mais depressa do que antes da pandemia e que as implementações que anteriormente levavam dois anos a concluir, estão agora a realizar-se em apenas seis meses.

O estudo da Equinix salienta ainda que quase 30% da infraestrutura empresarial implementada em instalações neutras (em relação a operadores) foi transferida para o edge e que os provedores de serviços estão a ampliar a esse tipo de infraestrutura duas vezes mais depressa do que a core.

Ao nível de sectores de actividade, espera-se que os  Serviços Financeiros liderem em termos de implementação de largura de banda de interconexão empresarial (com mais de 50%), seguidos pela Produção industrial.

Já os sectores da Saúde e Ciências da Vida, Público, Serviços Industriais e Transporte, serão aqueles que terão um maior crescimento da infraestrutura digital, gerando um aumento de 48% (CAGR) na largura de banda de interconexão a nível global, entre 2020 e 2024. Segundo a empresa de infraestrutura digital, estas «indústrias, que anteriormente estavam atrasadas na adopção da interconexão, após a pandemia lideram o crescimento» deste tipo de conectividade.

Segundo Carlos Paulino (na foto), Managing Director, Equinix, Portugal, «este é o momento de dar um salto
ambicioso no âmbito de uma estratégia digital-first, e o GXI Vol. 5 fornece a orientação e os insights
necessários para ajudar as empresas portuguesas a acelerar a sua jornada de transformação digital».

O responsável indica ainda que a interconexão global deve atingir «uma dimensão 15 vezes superior à da Internet e o facto é que já cresceu 4 vezes em relação ao total de 2020».