NacionalNotícias

Claranet apresenta solução cloud de armazenamento baseado em objectos

O serviço funciona sobre a Claranet Cloud Platform com tecnologia da HPE e «oferece desempenho, segurança, flexibilidade e escalabilidade».

Bethany Drouin/Pixabay

A Claranet Portugal anunciou a disponibilidade do CCP Object Storage, um novo serviço cloud de armazenamento baseado em objectos e definido por software.

Desenvolvido sobre a Claranet Cloud Platform, disponível em dois datacenters em Portugal e num datacenter em Espanha, o novo serviço assenta numa solução da HPE desenhada para «suportar um conjunto de workloads empresariais estruturados e não estruturados – aplicações nativas de cloud, arquivo digital, inteligência artificial (IA), analítica de Big Data em escala e repositório de backup, entre outros», refere a empresa.

A CCP Object Storage oferece escalabilidade já que permite acomodar biliões de objectos e escalar até petabytes (PB) de capacidade;  disponibilidade, porque é uma  plataforma com vários nós e distribuída por diferentes localizações geográficas; segurança através da verificação de integridade de objecto na sua ingestão, recuperação, replicação, migração e em modo de repouso; e  é de fácil integração.

Vasco Afonso, head of cloud da Claranet Portugal, explica o serviço: «A CCP Object Storage reúne as características mais importantes que um sistema de armazenamento à prova de futuro deve ter: desempenho, segurança, flexibilidade e escalabilidade. E tudo isto com tecnologia de armazenamento líder de mercado, em parceria com a HPE, que permite um retorno mais rápido do investimento: as empresas pagam apenas pelo espaço consumido em cada momento, sem custos adicionais relacionados com a leitura/escrita de dados».

Já João Moro, Portugal hybrid IT business unit and indirect sales Manager da Hewlett Packard Enterprise, destaca a inovação: «A parceria baseada em HPE GreenLake cloud services e tecnologia HPE vem disponibilizar ao mercado português um serviço diferenciador de object storage definido por software, capaz de crescer de forma dinâmica e ajustado às necessidades de cada cliente».