NacionalNotícias

NOS lança solução de armazenamento multicloud para empresas

O objectivo é «tornar mais simples e fluido o processo de digitalização das organizações portuguesas».

starline/Freepik

A NOS  anunciou o Multicloud Storage, um serviço e permite armazenar dados na cloud de forma segura e eficiente. A solução desenvolvida em parceria com a tecnológica portuguesa Vawlt  está assente em cloud pública que «tem como objetivo tornar mais simples e fluido o processo de digitalização das organizações portuguesas, descentralizando os respetivos documentos e informação, permitindo o armazenamento de dados na cloud», explica, em comunicado, a empresa.

O NOS Multicloud Storage é um serviço pronto a usar bastando para tal a instalação do software desenvolvido pela Vawlt, que se adapta às necessidades do cliente e que disponibiliza um acesso multicloud com um único login, concentrando numa só interface o acesso a várias clouds públicas.

A tecnologia permite escrever e ler dados nas clouds, mesmo que uma delas esteja indisponível por downtime ou tenha sido comprometida por factores alheios à empresa. Além disso, garante a interoperabilidade através do armazenamento dos dados nos serviços da Amazon Web Services, Google Cloud e Microsoft Azure.

A segurança foi ainda reforçada com o protocolo proprietário Vawlt, que tem encriptação zero-knowledge end-to-end, ou seja, os «dados são encriptados nos dispositivos do utilizador de forma a que apenas o próprio tenha acesso aos mesmos, garantindo ainda a sua privacidade, integridade e autenticidade».

O Multicloud Storage está vocacionado para organizações do sector dos serviços, saúde, grande retalho, banca, produtoras de conteúdos, assim como para as entidades públicas e com a novidade, a NOS quer ajudar as empresas nacionais «libertar infrastrutura e reduzir custos de operação e manutenção, sempre com a garantia de segurança e privacidade transversal a todos os serviços de cloud».

A oferta NOS Multicloud Storage está estruturada em 3 planos com mensalidades: HOT, dados com necessidades de edições e partilhas recorrentes; IMMUTABLE e ARCHIVAL, que são adequados para o arquivo de ficheiros que não são editados após armazenamento. Cada um com opções de armazenamento de 1TB, 5TB e 15TB e mensalidades independentes do número de utilizadores.

Para Manuel Ramalho Eanes, Administrador Executivo da NOS, a nova solução «é pioneira em Portugal» e «reforça o objectivo da NOS em liderar e impulsionar a transformação digital».

O responsável realça ainda que este «alojamento em cloud responde às principais necessidades do sector empresarial e coloca o país na vanguarda tecnológica, tornando-o capaz de explorar todo o potencial das tecnologias do futuro».