A Visa anunciou uma iniciativa para apoiar as pequenas e médias empresas em Portugal a ultrapassar os desafios decorrentes da pandemia que disponibiliza diferentes ferramentas para as empresas se iniciarem no mundo do e-commerce.
A Digitize your Business tem «dicas sobre como criar uma plataforma de comércio electrónico como construir uma loja online ou qual a melhor forma de estabelecer parcerias que permitam beneficiar as vendas e a entrada no online».
A iniciativa da Visa conta com vários parceiros como a Caixa Geral de Depósitos, que se associou ao projeto através do Digital Payments Gateway, que permite às empresas aceitar pagamentos na sua loja online; a Unicre, através da Reduniq, oferece uma solução de pagamento remoto com a qual os comerciantes podem gerar um pedido de pagamento diretamente para o telemóvel e/ou e-mail de um cliente; e a myPOS incluiu uma solução de pagamento integrada que possibilita aceitar pagamentos físicos e online, com liquidação instantânea numa única conta de comerciante.
Também a Viva Wallet se juntou à Digitize your Business para disponibilizar soluções para aceitação de pagamentos em TPA e online, pagamentos pay-by-link, contas IBAN, cartões de débito e cartões pré-pagos para gestão de despesas empresariais.
Roble Dorronsoro, head of MS&A da Visa para o Sul da Europa, explica o motivo da criação da Digitize your Business: «Um grande número de pequenas e médias empresas enfrentam atualmente desafios importantes para superar os efeitos devastadores da pandemia da Covid-19. A digitalização poderá certamente ser o impulso necessário para manter as atividades, mas a realidade é que muitas destas empresas não têm recursos ou o know-how para fazer a transição para modelos de negócio e pagamentos digitais de forma eficaz e reagir às novas exigências dos consumidores. A Visa, decorrente do trabalho continuado que tem vindo a fazer junto das PME entende que pode ser parte da solução e, por isso, decidimos reunir um conjunto de ferramentas valiosas que vão ajudar nesta transição para o online e a tirar partido dos muitos benefícios dos pagamentos electrónicos».
A Visa revelou ainda que, desde o início da pandemia, já ajudou dois milhões de PME em toda a Europa através de apoios à digitalização. Este é o primeiro passo para o objectivo da empresa de ajudar oito milhões de organizações na Europa e cinquenta milhões em todo o mundo a lançarem negócios online.