NacionalNotícias

BestHealth4U e Advertio são as vencedoras dos Prémios Empreendedor XXI

O programa Born from Knowledge (BfK) distinguiu a startup AgroGrIN Tech, que criou uma tecnologia que permite a redução de 14% das emissões de CO2 do sector agro-alimentar.

Freepik

A BestHealth4U e Advertio venceram a 4ª edição dos Prémios Empreendedor XXI (PEXXI) em Portugal, a iniciativa do BPI e DayOne, divisão do CaixaBank dedicada à inovação, que visa impulsionar as melhores soluções para responder aos desafios do futuro, acelerando o seu processo de crescimento e expansão global.

Especializada no desenvolvimento de materiais inovadores para dispositivos médicos que se ligam à pele, desde pensos para feridas até adesivos de monitorização médica digital, a BestHealth4U promove uma melhor qualidade de vida para os doentes, ao mesmo tempo que reduz o seu impacto económico e ambiental da saúde.

Já a Advertio é uma plataforma de aquisição de clientes que tem como objectivo tornar o crescimento dos negócios através do marketing digital acessível a todo o tipo de empresas. A solução da startup usa inteligência artificial e combina os conteúdos online dos próprios utilizadores com a criação automática de anúncios, audiências e palavras-chave personalizadas.

Os PEXXI são realizados em parceria com a ANI – Agência Nacional de Inovação e contam com o apoio institucional do Ministério da Economia. No âmbito da colaboração foi criado o programa Born from Knowledge (BfK), que distingue o melhor  finalista «nascido do conhecimento científico e tecnológico».

Este ano, o troféu ‘Árvore do Conhecimento’ foi para a AgroGrIN Tech, que implementa soluções inovadoras e sustentáveis para empresas que geram desperdícios de frutas e vegetais, permitindo a transformação de
100% dos resíduos em novos ingredientes alimentares e nutracêuticos. A startup desenvolveu  uma tecnologia (patenteada) que permite a redução de 14% das emissões de CO2 que o sector agro-alimentar emite.

No total, candidataram-se a esta edição, em Portugal, 171 projectos dos quais 85 na região Norte e Centro, de onde saíram as vencedoras BestHealth4you e AgroGrIN Tech, e 86 na região Sul e Ilhas, onde se encontra a Advertio. Os vencedores territoriais vão receber um prémio monetário de cinco mil euros, terão acesso a um programa de formação internacional em Silicon Valley e mentoring especializado.

Os PEXXI decorrem em paralelo, em Portugal e em Espanha, e além dos prémios nacionais incluem ainda os ‘Prémios Desafios’ que serão atribuídos em Junho em oito categorias: Cidade XXI (cidades mais sustentáveis, seguras, conectadas e adaptadas), Vive XXI (digitalização, novos modelos de negócios e reactivação do setor hoteleiro, restaurante, turismo e lazer), Bem-estar XXI (saúde), Semente XXI (transformação digital e inovação no sector agroalimentar), Planeta XXI (sustentabilidade ambiental), Banca XXI (um novo modelo bancário mais próximo do cliente), Juntos XXI (iniciativas de impacto social), Deeptech XXI (aumentar a competitividade da indústria graças à transferência de ciência e tecnologia). A concurso para este prémios estão todas as startups ibéricas que se inscreveram nos PEXXI.