NacionalNotícias

Sines recebe investimento 3,5 mil milhões de euros para criar um «megacentro de dados global sustentável»

Este hyperscaler data centre terá uma capacidade de até 450 MW e será responsável pela criação de 1200 postos de trabalho directos altamente qualificados.

Start Campus

A cidade de Sines, que é mais conhecida da generalidade dos portugueses pela central termoeléctrica (encerrou de forma definitiva em Janeiro), vai ser a “casa” de um projecto tecnológico gigante.

Hoje, foi anunciado um investimento de até 3,5 mil milhões de euros num «megacentro de dados global sustentável em Portugal», o Sines 4.0. Este projecto é da responsabilidade da empresa Start Campus, de capital anglo-americano.

Este «hyperscaler data centre» terá uma capacidade de até 450 MW e será responsável pela criação de «1200 postos de trabalho directos altamente qualificados»; além destes, os investidores esperam que possa haver mais oito mil indirectos «até 2025».

«O Sines 4.0 será um dos maiores campus de centros de dados da Europa e dá resposta à crescente procura de grandes empresas internacionais de tecnologia fornecedoras de serviços de streaming, social media, eCommerce, gaming, educação online, videoconferência, cloud computing e outros de processamento e armazenagem de dados e de aplicações empresariais», diz a Start Campus em comunicado.

Outro dos objectivos do Sines 4.0 serão «contribuir de forma significativa para a transição energética de Portugal», sempre com foco na sustentabilidade: «A Start Campus quer que este centro tenha uma pegada de carbono líquida zero, garantindo preços de energia competitivos a nível global, segurança, estabilidade e compliance em segurança de dados».