InternacionalNotícias

Índice da Salesforce revela que e-commerce aumentou 58% no primeiro trimestre de 2021

A pandemia continua a impulsionar a utilização dos canais digitais e o mobile é cada vez mais a opção dos consumidores quando compram online.

snowing/Freepik

De acordo com o Q1 Shopping Index da Salesforce, o comércio electrónico continua a crescer em todo o mundo a reboque do aumento do tráfego online, ambos impulsados pela pandemia de COVID-19.

O índice da empresa de CRM analisou a actividade de mais de mil milhões de consumidores em mais de 40 países com a tecnologia Commerce Cloud e os dados revelam que receitas digitais globais cresceram 58% no primeiro trimestre de 2021, em relação ao mesmo período do ano passado.

O relatório destaca ainda o crescimento geral do tráfego online (27%), o aumento dos gastos dos consumidores em sites (31%), assim como, a crescente utilização dos dispositivos móveis, «cujo tráfego mais do que duplicou face aos computadores», diz a Salesforce. Nas compras online, os smartphones são os mais usados, com 57%, em comparação com o PC (40%) e os tablets (3%).

Os artigos desportivos (101%), electrodomésticos (96%) e malas de luxo (95%) foram as categorias de produto que obtiveram um maior crescimento no primeiro trimestre de 2021 face a 2020. Já as categorias que menos cresceram neste período foram as de roupa desportiva (42%), decoração e artigos para o lar (40%) e bolsas e malas comuns (8%).

Rob Garf, VP and GM, Retail da Salesforce, explica que «o crescimento do comércio digital durante o primeiro trimestre é um sinal de que os retalhistas necessitam de continuar a dimensionar os seus investimentos no digital, enquanto reorientam a experiência em loja. Em última análise, as lojas devem oferecer um equilíbrio entre experiências imersivas e sem contacto, para dar resposta às diferentes necessidades dos consumidores».