NacionalNotícias

Warpcom aposta em redes quânticas através de parceria com a ID Quantique

A empresa quer ser o «integrador tecnológico de referência nesse sector».

Warpcom

A Warpcom estabeleceu um acordo com o fabricante europeu de redes quânticas, tornando-se o primeiro parceiro em Portugal e Espanha da ID Quantique.

Assim, a Warpcom passa a incluir na sua oferta a implementação de soluções de encriptação quântica, recorrendo a geradores de chaves quânticas e passa a  assegurar a comunicação segura em termos de confidencialidade, autenticidade e integridade da informação transmitida entre dois pontos.

Além disso, a empresa passa a conseguir proteger as organizações da era post-quantum; optimizar o investimento TCO e ROI das soluções de encriptação existentes; e adiciona uma nova camada de valor às soluções de cibersegurança.

Com a aliança, a tecnológica nacional quer «posicionar-se como integrador tecnológico de referência a área de redes quânticas» e para isso está já a desenvolver alguns projectos-piloto com entidades do sector da saúde, financeiras, governamentais e entidades militares e de segurança interna.

Carlos Inocêncio, chairman da empresa, explica a aposta: «A Warpcom acumulou uma vasta experiência na implementação e gestão de redes seguras. Temos vários outros parceiros tecnológicos com os quais estamos a investir numa maior integração com as redes quânticas. Por isso, acreditamos que estamos numa situação privilegiada para suportar a transição dos nossos clientes para esta nova tecnologia».