NotíciasSegurança

Kaspersky: ameaças contra sistemas de controlo industrial estão a crescer

Em Portugal, 33,4% dos equipamentos foram atacados no segundo semestre de 2020.

Freepik

De acordo com o Threat landscape for industrial automation systems. Statistics for H2 2020, os equipamentos de ICS (Industrial Control System) em que foram bloqueados objectos maliciosos aumentou no segundo semestre de 2020, em todo o mundo. Esta situação acontece depois deste tipo de ameaças estar a decrescer desde a segunda metade de 2019.

Em Portugal, a percentagem de equipamentos atacados no período em análise foi de 33,4%,  um aumento de 0,2 pontos percentuais, comparativamente ao primeiro semestre (33,2%). A nível global, a percentagem de equipamentos de ICS atacados aumentou em 62% nos países analisados pelos especialistas da Kaspersky, com a percentagem de equipamentos de ICS atacados a crescer globalmente 0,85 pontos percentuais.

Relativamente às indústrias analisadas pelos investigadores da Kaspersky no estudo, as que tiveram a maior percentagem de equipamentos de ICS atacados foram as de automação de edifícios (46,7%), com um aumento de quase 7 pontos percentuais; a do petróleo e gás com 44%, com  um aumento de 6,2 pontos percentuais  e da a engenharia e integração de ICS (39,3%), um aumento de quase 8 pontos percentuais, tudo face ao primeiro semestre de 2020.  O sector da energia (36,9%) e indústria automóvel (35%) registaram também um aumento na percentagem de equipamentos de ICS nos quais foram bloqueados objectos maliciosos em relação ao período anterior em análise.

Segundo a empresa, foram bloqueadas ameaças pertencentes a 5365 famílias de malware em equipamentos de sistemas de controlo industrial, um aumento de 30% que se verificou a partir do primeiro semestre de 2020. As ameaças mais proeminentes foram backdoors (trojans perigosos que ganham controlo remoto sobre o dispositivo infetado), spyware (programas concebidos para roubar dados), bem como outros tipos de trojans, scripts e documentos maliciosos.

Poderá ter acesso ao estudo completo sobre o cenário de ameaças a sistemas de controlo industrial, aqui.