InternacionalNotícias

Cloud impulsiona resultados da SAP no primeiro trimestre de 2021

A empresa reviu em alta as previsões para este ano do negócio relativo à nuvem.

SAP

A SAP anunciou os resultados dos três primeiros meses do ano com um crescimento do negócio da cloud mas com uma baixa de receitas de 3% ano-a-ano para 6,35 mil milhões de euros, o que corresponde a um aumento de 2% em moeda constante.

Ao nível da cloud, as receitas aumentaram 7% para 2,1 mil milhões de euros (IFRS) e 13% em moeda constante, em relação ao mesmo período do ano passado. Já as reservas de cloud cresceram 15%  para 7,6 mil milhões de euros, um aumento de 19% em moeda constante, e as receitas de cloud e software sofreram um ligeiro aumento, 1% (IFRS) para 5,4 mil milhões de euros e 6% em moeda constante.

No que diz respeito às receitas licenças de software, o crescimento foi maior: 7% (IFRS) e  11% (não-IFRS), «o aumento mais rápido em cinco anos», diz a SAP.  Relativamente às receitas de serviços, as mesmas desceram 18%  em relação ao mesmo período do ano passado para  900 milhões de euros (IFRS). Esta quebra  «reflecte a alienação da SAP Digital Interconnect, realizada em Novembro de 2020, que contribuiu com cerca de 90 milhões de euros de receitas de serviços no primeiro trimestre do ano passado», esclarece a SAP.

O lucro operacional desceu  21% (IFRS ) para 960 milhões de euros, assim como a margem operacional que caiu 3,4 pontos percentuais.

A SAP reviu em alta as previsões para 2021, em virtude dos resultados do primeiro trimestre relativamente à cloud  e à nova iniciativa de transformação digital RISE with SAP. Assim, a empresa espera agora conseguir receitas de cloud e software este ano entre  23,4 e 23,8 mil milhões de euros em moeda constante, um aumento de 100 milhões de euros e  de 1% a 2%, em termos homólogos.

A previsão para o lucro operacional anual  manteve-se inalterada, ou seja, entre 7,8-8,2 mil milhões de euros, o que representa uma queda de 1% a 6% face ao resultado do ano passado.

Christian Klein, CEO da SAP, explica as perspectivas para este ano: «Estamos a assistir a um crescimento muito forte de todas as nossas aplicações. A nova oferta RISE with SAP está  tornar-se um acelerador maciço para a transformação dos negócios dos nossos clientes. Juntamente com o nosso ecossistema único de mais de 22 mil  parceiros e um forte pipeline de inovação para este ano, a nossa estratégia está no bem encaminhada para proporcionar um crescimento robusto de cloud».