MercadoNotícias

RISE with SAP quer ajudar na transformação digital holística das empresas

A multinacional de origem alemã apresentou uma solução de transformação digital como serviço para simplificar o processo de digitalização das empresas. No evento, foi ainda anunciado o reforço da parceria com a Microsoft.

Christian Klein, CEO da SAP, anunciou a novidade como um «game-changer» e salientou que uma empresa ser inteligente nunca foi tão importante como hoje, em que a transformação digital já é uma opção, mas sim uma «obrigatoriedade». O objectivo do RISE with SAP é ajudar as organizações a «serem mais resilientes, a estarem abertas a novas oportunidades e a atingir maior produtividade, sem comprometerem os objectivos de sustentabilidade». Para a criação da nova oferta de transformação digital como serviço, Christian Klein disse que a SAP questionou clientes e parceiros sobre o facto de o processo de digitalização ser tão desafiador e perguntou aquilo de que precisavam: ficou claro que o maior problema era a «transformação holística da empresa», em especial a «mudança de cultura e mentalidade, mas também dos processos de negócio».

O CEO explicou, em seguida, o que é o RISE with SAP: «Reunimos todos os elementos que as empresas precisam para simplificar a sua viagem em passos simples e que consistem em processos de negócio concebidos com base nas melhores práticas da indústria, migração técnica para uma solução padrão e modular em qualquer cloud que o cliente deseje, acesso ao ERP S/4HANA Cloud, ao SAP Business Network e como base a nossa Business Technology Platform».

O responsável da SAP disse ainda que a nova oferta é «adaptada exactamente às necessidades de cada empresa» e que funciona como «um serviço de concierge pessoal para a empresa inteligente». Tudo isto «sem um grande investimento inicial» e com «uma redução do TCO (Total Cost of Ownership) até 20%» em relação a ERP tradicionais. Além disso, com «a flexibilidade comercial que as organizações precisam e em que podem decidir quais as capacidades querem usar e quando». Christian Klein adiantou também que, com base no novo serviço, «as organizações podem adaptar a sua empresa para responder às necessidades de negócio permitindo-lhe diferenciarem-se» e ter uma visão do «end-to-end, do topo até baixo e com total transparência».

Reforço da parceria com a Microsoft
As duas empresas anunciaram um reforço da parceria que as une com o intuito de ajudarem os clientes no seu caminho para a cloud e na colaboração de equipas. Assim, as tecnológicas vão acelerar a adopção de SAP S/4HANA no Azure, assim como a interoperabilidade entre as soluções da SAP e a nuvem da Microsoft; o Teams passará também a estar integrado no ERP S/4HANA e nas ofertas SuccessFactors e Customer Experience. Com a inclusão da ferramenta de colaboração da Microsoft, a SAP espera «levar a colaboração ao nível seguinte», «facilitar a inovação e aumentar a produtividade», além de «oferecer uma aprendizagem colaborativa» e de «criar empresas sem entropias». A disponibilidade desta integração está prevista para meados de 2021.