A nona edição do evento anual da AWS, re:Invent, este ano a decorrer virtualmente, vai durar três semanas e teve o seu pontapé de saída no discurso do CEO Andy Jassy – que durou três horas –, onde desde logo forneceu alguns dados financeiros e fez uma série de novos anúncios. A empresa alcançou uma taxa de execução de receita de 46 mil milhões de dólares no terceiro trimestre de 2020.
Falando do efeito da pandemia sobre o funcionamento das empresas em todo o mundo, Jassy observou que, apesar de todos os estragos que causou, este período será lembrado na história como o tempo que acelerou a adopção da nuvem em vários anos.
Afirmou ainda que longos períodos de descontinuidade, como estamos a testemunhar na época da COVID, levaram as empresas a «repensar o que estão a fazer e o que querem parar de fazer». Nesse caso, isso levou muitas dessas empresas a deixar de «falar sobre a mudança para a nuvem» e agora realmente «ter um plano para o fazer».
Referindo-se ao modelo de trabalho da AWS, Jassy disse que a organização é altamente «focada no cliente», tentando perceber e, sobretudo, anteceder as suas necessidades. «Tentamos ler nas entrelinhas, entender o que o cliente está a construir e inventámos em seu nome», mencionou.
Superioridade da AWS
Alegando superioridade do serviço da AWS sobre seus concorrentes, Jassy perguntou retoricamente a razão pela qual qualquer cliente escolheria uma plataforma que tem uma fracção dos serviços que a AWS oferece. «Quando pensamos na nuvem, pensamos nos serviços que pagamos conforme consumimos. Não pagamos adiantado. Então, porque escolheríamos uma plataforma que é uma fracção da líder? Se escolhermos a plataforma que tem mais recursos e as ferramentas certas para o trabalho, é mais fácil migrar todas as aplicações existentes, para além de também permitir que os desenvolvedores criem qualquer coisa que possam imaginar», disse Jassy.
Depois de abordar as capacidades «incomparáveis» da AWS, Jassy falou sobre como a «inovação implacável» foi adoptada como um traço cultural ao nível organizacional. «Quando olhámos para uma variedade incomparável de valências que existem na AWS, juntamente com a inovação em chips, na camada de virtualização e na plataforma de computação, o cliente está a ter acesso a instâncias reinventadas a cada poucos meses, em vez de a cada poucos anos, o que é um grande negócio», revelou.
Falando sobre as ofertas da AWS em “contentores”, Jassy afirmou que os clientes adoram esta possibilidade porque «permite que se movam mais rápido e sejam mais móveis».
O CEO advoga que a chave para a reinvenção é uma combinação de construir a cultura de reinvenção certa e, em seguida, saber qual tecnologia disponível para fazer essa mudança de reinvenção e usá-la.