A Google Cloud e a Nokia anunciaram uma parceria estratégica com o intuito de desenvolver novas soluções para os fornecedores de serviços de comunicações (CSP) e clientes empresariais.
Com esta nova colaboração, as empresas irão trabalhar «para validar, optimizar e desenvolver funções de rede nativas de cloud e inovar ao criarem novas soluções que ajudarão os CSP a disponibilizar conectividade e serviços 5G em escala», salientam as empresas.
As tecnológicas irão criar soluções que juntam os serviços de operações 5G e as capacidade de rede da Nokia com as tecnologias de inteligência artificial, machine learning e analytics da Google Cloud. O Google Cloud’s Anthos for Telecom servirá como plataforma para implementar aplicações, permitindo aos CSP construir um ecossistema de serviços que podem ser usados em qualquer lugar, desde o edge, até à cloud pública ou privada e às redes de operadores.
Além disso, com a união querem ajudar os CSP que «querem modernizar as suas infraestruturas de rede, baseadas em cloud nativa no core 5G», e as empresas que querem aproveitar «o edge como uma plataforma de serviços de negócios» e acelerar a transformação digital, explicam em comunicado. Ao fornecer aplicações nativas de cloud no edge, as empresas podem beneficiar «de uma menor latência e reduzir a necessidade de infraestruturas dispendiosas no local, permitindo-lhes transformar os seus negócios».
George Nazi, VP, Telco, Media & Entertainment Industry Solutions at Google Cloud, explica a importância da parceria: «Os fornecedores de serviços de comunicações têm pela frente uma enorme oportunidade de apoiar as transformações digitais das empresas no edge da rede, quer através da conectividade 5G, quer de aplicações e capacidades nativas da nuvem. Fazê-lo requer infraestruturas modernizadas, construídas para um núcleo 5G nativo da nuvem, e estamos orgulhosos de fazer parceria com a Nokia para ajudar a indústria de telecomunicações a expandir e apoiar estes clientes».