NacionalNotícias

Governo e AWS unem-se para impulsionar a transformação digital de Portugal

A colaboração vai acelerar a digitalização de Portugal através da computação na nuvem.

natanaelginting/Freepik

O Governo de Portugal e Amazon Web Services (AWS) assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para colaborar numa série de programas de educação e iniciativas de transformação digital para startups, pequenas empresas, e organizações governamentais, numa iniciativa semelhante à existente com a Google Portugal.

Através deste acordo, a empresa de cloud e o Governo criam a iniciativa Mais Digital powered by AWS, que se baseia em três pilares: capacitação e inclusão digital dos cidadãos; transformação digital do tecido empresarial; e digitalização do Estado.

O objectivo é dar «aos cidadãos portugueses e aos funcionários do sector público acesso a formação em competências técnicas, incluindo laboratórios práticos e programas de certificação técnica; proporcionar às startups e às pequenas empresas um maior acesso a serviços de tecnologia avançada e apoio através de programas de aceleração e incubação», explica a AWS, em comunicado.

Além disso, a iniciativa vai ajudar a transformar a administração pública através da colaboração conjunta no desenvolvimento de aplicações na nuvem para utilização pelos cidadãos.

A iniciativa Mais Digital powered by AWS inclui os programas:

  • AWS CloudStart para ajudar pequenos negócios a tirar partido da tecnologia da nuvem AWS para acelerar o crescimento e estimular a economia da sua comunidade. O programa oferece formação, aconselhamento técnico e créditos promocionais para apoiar as jornadas de transformação digital.
  • AWS Educate e a AWS Academy para apoiar o desenvolvimento da próxima geração de developers e criar  uma força de trabalho futura pronta para a cloud em Portugal.
  • AWS Activate para apoiar a comunidade startup portuguesa com uma série de benefícios, incluindo créditos, apoio técnico e formação AWS, para ajudar a fazer crescer os negócios.

Pedro Siza Vieira, Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, explicou a importância da parceria: «Promover a digitalização de Portugal através de soluções cloud é um importante objectivo de desenvolvimento económico para o nosso País. Este compromisso com a AWS vai contribuir para desenvolver gerações futuras com as competências técnicas necessárias para apoiar o papel de Portugal numa economia global competitiva e para incubar o desenvolvimento de novas startups, permitindo, ao mesmo tempo, a modernização dos serviços aos cidadãos e do País num mundo conectado».

Já Cameron Brooks, director do sector público europeu da Amazon Web Services, mostrou também o seu contentamento: «Estamos entusiasmados por anunciar esta colaboração com o Governo de Portugal e esperamos continuar o nosso trabalho conjunto para acelerar o desenvolvimento digital do país e inovar em nome das empresas e cidadãos portugueses».