NacionalNotícias

C-mo Medical Solutions e Ricardo Correia são os vencedores do Altice International Innovation Award 2020

Desde 2016, o concurso de inovação já recebeu mais de 300 candidaturas e atribuiu prémios no valor de 275 mil euros.

jannoon028 /Freepik

A Altice Portugal anunciou os premiados do Altice International Innovation Award 2020 num evento em formato digital. A 4ª edição premiou o projecto C-mo: The revolutionary cough-monitoring wearable, da startup C-mo Medical Solutions, na categoria startup.  Na de Academia, o vencedor foi  Passive Backscatter Sensors for Internet of Things applications do investigador Ricardo Correia, da Universidade de Aveiro.

O dispositivo C-mo, que  foi ainda distinguido com Born from Knowledge Awards (BfK) pela Agência Nacional de Inovação (ANI), que reconhece o melhor projecto de base científica e tecnológica.

O C-mo: The revolutionary cough-monitoring wearable consiste num wearable que monitoriza a tosse e que pretende revolucionar a forma como são conduzidos os diagnósticos de doenças nas quais a tosse é um sintoma (respiratórias e gastroesofágicas); a forma como é monitorizada a progressão de condições predominantemente respiratórias (como asma, DPOC, COVID-19, etc.) e pacientes crónicos; bem como a forma como é testada a eficiência das terapias implementadas.

Já o projeto vencedor na categoria academia visa o desenvolvimento de um sensor passivo que utiliza uma frequência de rádio para a transferência de dados e outra frequência para a receção de energia que é emitida por transmissores. A sua aplicabilidade é vasta e poderá ir desde a monitoria ambiental ao controlo industrial.

A startup vai receber um prémio monetário de 50 mil euros e o investigador terá acesso a 25 mil euros.

Desde 2016, o AIIA já recebeu mais de 300 candidaturas, mais de cem recebidas este ano, que representam  um investimento total superior a 275 mil euros por parte da Altice Portugal.