NacionalNotícias

Everis integra consórcio para criação de sistema informático de controlo de fronteiras da UE

O contrato prevê um investimento de 187 milhões de euros.

Guillaume Périgois/Unsplash

A consultora global everis e a consultora europeia Sopra Steria, assinaram um contrato com as agências europeias eu-LISA e Frontex para implementação de um sistema informático de controlo e segurança das fronteiras da União Europeia (UE).

O consórcio vai desenvolver a Estrutura de Engenharia Transversal (Transversal Engineering Framework – TEF) que irá assegurar a «designação, desenvolvimento, teste, configuração e implementação de todos os processos do Sistema Central de Operações, e ainda pela interoperabilidade da estrutura e entrega de todos os componentes necessários e colaboração com as restantes empresas», explica a consultora em comunicado.

O objetivo é «aumentar a eficácia e eficiência dos sistemas informáticos responsáveis pelo controlo e gestão das fronteiras da UE e a migração, contribuindo para uma Europa mais segura».

O contrato-quadro terá a duração máxima de 6 anos, está avaliado em 187 milhões de euros e reforça a parceira de serviços para a eu-LISA que teve  início em 2017.

A criação da Estrutura de Engenharia Transversal apoiará e orientará ainda o desenvolvimento de novos sistemas como o ETIAS e o Portal Europeu de Pesquisa, criando um «ecossistema de inovação que, tirando partido pleno do potencial da tecnologia, permitirá impulsionar e aumentar a segurança e eficiência em toda a Europa», salienta a everis.