InternacionalNacionalNotícias

Programa do governo britânico chega à Europa e procura empresas tecnológicas portuguesas

O Tech Rocketship Awards quer encontrar as três melhores scale-ups portuguesas para acelerar a sua internacionalização.

Jannoon028/Freepik

O programa destinado a impulsionar a expansão global de scale-ups de base tecnológica com soluções inovadoras, promovido pelo Department for International Trade (DIT) do Reino Unido, estreia-se na Europa, incluindo Portugal, depois de várias edições de sucesso na Índia, Japão, Taiwan, Austrália e Nova Zelândia.

O Tech Rocketship Awards procura empresas que queiram estabelecer-se no Reino Unido para fazer crescer o seu negócio e são oito as categorias a concurso: economia e segurança digital; tecnologia para a saúde e bem-estar; inteligência artificial e revolução dos dados; futuro da mobilidade e das viagens; crescimento sustentável; tecnologia para a agricultura; relação com os consumidores e criatividade; e tecnologia ao serviço da mudança.

As candidaturas estão a decorrer até dia 15 de Novembro e os vencedores da ronda nacional, que representarão Portugal na final europeia, serão anunciados durante a Web Summit.

As grandes vencedoras de cada categoria serão conhecidas em Março de 2021 e terão acesso a um programa intensivo de desenvolvimento de negócio feito à medida; um pacote de serviços, que inclui apoio contabilístico e jurídico e espaço de trabalho, com o intuito de reduzir o risco de investimento no Reino Unido; mentoria com especialistas em tecnologia e empreendedores; acesso à vasta rede de investidores, incubadoras e hubs tecnológicos do DIT; e entrada na London Tech Week.

Richard Burn, Comissário britânico para o Comércio na Europa, explica a importância do ecossitemas britânico: «O Reino Unido é o país número um na Europa para unicórnios. O nosso ecossistema tecnológico acolhe muitos empreendedores com visão de futuro e muitas das scale-ups europeias mais ambiciosas. Diria que não há melhor lugar para crescer do que no Reino Unido».

«Uma das principais funções do DIT é ajudar as empresas dos diferentes cantos do mundo a prosperar à escala global a partir do ecossistema britânico. O que o Tech Rocketship Awards faz é proporcionar às empresas vencedoras um caminho direto para investidores, incubadoras, potenciais clientes e infraestruturas necessárias para saltarem de scale-ups a unicórnios. Todas as empresas de tecnologia europeias que ambicionem a internacionalização têm aqui uma oportunidade única», acrescenta o responsável.