MercadoNotícias

Estudo da Nutanix revela que 95% das empresas acreditam que são beneficiados ao ter cloud híbrida

Quase dois terços das empresas admitem que a transformação digital do negócio demora mais tempo do que o inicialmente previsto.

Pixabay

A empresa especializada em hiperconvergência e cloud híbrida lançou o novo relatório que analisa os principais desafios e oportunidades das empresas na adopção de uma cloud híbrida.

O estudo Cloud Híbrida da Nutanix, que inquiriu mais de 600 profissionais de TI em empresas de todos os continentes, mostra que 70% das empresas admite que a transformação digital do negócio demora mais tempo do que o inicialmente estimado.

Por outro lado, 95% dos entrevistados acreditam que a cloud híbrida beneficia o negócio porque «é mais favorável e transversal às infraestruturas e operações tecnológicas, assim como elimina muitos dos desafios actuais quer nas funcionalidades quer nos recursos aplicados», revela a Nutanix.

O relatório, criado pela consultora independente Vanson Bourne, conclui que a cloud pública nem sempre é a melhor opção sendo ideal para muitas aplicações e fluxos de trabalho, no entanto, não o é em muitos outros casos, levando as empresas a optar por uma infraestrutura híbrida. De acordo com o estudo, a maioria dos entrevistados preocupa-se com o funcionamento das aplicações mais vitais ao negócio, na cloud pública, especialmente com a segurança (75%), portabilidade (73%) e custo (72%). A necessidade de reconstruir ou reestruturar as aplicações (75%) e a complexidade na sua migração (71%) estão também no topo das preocupações.

A maior parte dos inquiridos (88%) sentem dificuldades em garantir que as suas equipas de TI tenham as competências necessárias para gerir uma infraestrutura híbrida e mais de metade (53%) assumem que este desafio as preocupa. Além disso, 95% das empresas manifesta que tende a depender de outras equipas, processo que origina lacunas que pesam nos objetivos e resultados do negócio, algo preocupante numa altura em que as empresas precisam de optimizar recursos. Quase metade dos inquiridos identificaram como principais preocupações a dispersão de recursos (49%), o aumento de custos (45%) e/ou o desperdício recursos.

Para grande parte das empresas (88%), o licenciamento de software é um aspeto fundamental numa infraestrutura de TI híbrida, já que muitas encontram dificuldades subjacentes no aprisionamento tecnológico (58%), ao mudar para uma cloud pública. Adicionalmente, quase dois terços (65%) estão dispostas a considerar o modelo de subscrição para a infraestrutura de TI.

Wendy M. Pfeiffer, CIO da Nutanix, explica as vantagens da cloud híbrida: «Ao utilizarem distintas clouds, sejam elas públicas ou privadas, as empresas podem simplesmente implementar as suas infraestruturas tecnológicas onde estas são mais adequadas. Como verificamos pelo relatório, esta flexibilidade apenas é possível com uma operação, estrutura e ferramentas consistentes baseadas em múltiplas clouds, o que faz com que a cloud híbrida seja o modelo ideal».