As empresas anunciaram que fizeram uma parceria industrial e tecnológica para acelerar a digitalização do sistema industrial do Grupo Renault.
A organização francesa, que tem vindo a desenvolver a sua própria plataforma desde 2016 de modo a conectar e agregar dados industriais de todo o grupo, quer optimizá-la e para isso juntou-se à Google Cloud, cujas as
soluções e a experiência em smart analytics, machine learning (ML) e inteligência artificial vão trazer novas competências à fabricante de automóveis.
Com esta colaboração, o grupo Renault pretende «melhorar a eficiência da cadeia de abastecimento e de produção, a qualidade da produção e a redução do impacto ambiental conseguida através de poupanças de energia», explicam as empresas em comunicado. Em última instância, a empresa quer «fomentar o desenvolvimento de novas soluções verticais para a indústria automóvel».
A formação dos colaboradores é outra das vertentes da parceria e será feita através de um programa escalável de sessões com a equipa da Google. O objectivo é a melhoraria do processo de engenharia e dar mais competências às equipas de produção e de TI da Renault.
José Vicente de los Mozos, Diretor de produção e logística, membro do comité executivo do Grupo Renault., explica o acordo: «Esta parceria e compromisso das nossas equipas de TI irá permitir acelerar a implementação do nosso plano de indústria 4.0 desenhado para transformar e ligar as nossas fábricas e processos logísticos em todo o mundo para melhorar os nossos standards de excelência e de desempenho».
Já Thomas Kurian, CEO da Google Cloud, fala dos benefícios da tecnologia: «Estamos orgulhosos com esta parceria com o grupo Renault para ajudar a revolucionar o futuro da produção automóvel e potenciar a próxima geração de cadeias de abastecimento de excelência».