brand.IT

Digitalização: o motor da reativação e reinvenção das PME

Artigo de Opinião - Josep María Raventós, Country Manager, Sage Portugal

A atual situação de crise sanitária condicionou a saúde financeira de muitas empresas em Portugal, como aliás evidenciou um recente estudo da Sage, realizado a mais de 1770 empresas e que, entre outros dados, revelou que 47% das PME portuguesas perdeu mais de metade do seu volume de negócios desde o início da pandemia.

Mas também sabemos que as PME são o retrato da resilência em momentos de adversidade. Num curtíssimo espaço de tempo, foram implementadas alterações aos contratos que as empresas tiveram de aceitar para manter os postos de trabalho. Vimos também que algumas delas disponibilizaram, muito rapidamente, infraestruturas para que os seus colaboradores dispusessem das ferramentas necessárias para poderem continuar a dar as respostas exigidas pelos clientes e pelos próprios negócios. Por outro lado, e também num tempo recorde, as empresas tiveram de demonstrar capacidade de diferenciar a sua oferta, adequando-se a uma realidade que entrou de rompante e não tem ainda despedida marcada.

Esta capacidade de adequação e adaptação é histórica e louvável, diria. Adicionalmente, há anos que ouvimos experts e profissionais das mais variadas áreas a alertarem o setor empresarial para a urgência da transformação digital e, a verdade é que esta pandemia se tornou no “empurrão” que muitas micro, pequenas e médias empresas precisavam para se reinventarem, havendo até, recentemente, vários estudos que nos dizem esta pandemia veio obrigar as empresas a um salto tecnológico de 10 anos.

O Plano de Ajuda Sage para PME: reativar e reinventar o negócio
Há 40 anos que na Sage preparamos os profissionais e as suas empresas para a digitalização, e agora, pelo momento adverso que muitos negócios enfrentam, queremos reforçar o nosso compromisso de acompanhar as empresas portuguesas na sua jornada de transformação.

É neste sentido que esta semana lançamos um Plano de Ajuda dedicado às PME, que lhes permita reativar e reinventar os seus negócios e assim, disporem das ferramentas certas e do conhecimento necessário que esta fase de recuperação exige.

Através deste plano, disponibilizaremos condições exclusivas na subscrição das Soluções Sage, bem como formação gratuita e especializada, elementos imprescindíveis para que as empresas possam relançar os seus negócios com uma maior confiança e tranquilidade.

Muito mudou nos últimos meses e, culturalmente, as nossas empresas amadureceram no sentido do digital, o que só foi positivo para o país. Na Sage, queremos continuar a providenciar todo o apoio que as empresas precisam para que os seus negócios se possam adaptar a esta nova realidade e assim, juntos contribuirmos para uma recuperação económica mais rápida do nosso país.