NacionalNotícias

Armilar vai gerir fundo de investimento 5G da NOS

O fundo tem um capital inicial de dez milhões de euros.

Freepik

O operador estabeleceu uma parceria estratégica com a Armilar Venture Partners para assegurar a gestão do primeiro fundo de investimento em startups de base nacional com investigação e desenvolvimento (I&D) em soluções enquadradas no ecossistema 5G.

Lançado no final de 2019, o Fundo NOS 5G conta com um montante inicial disponível de dez milhões de euros e visa investir em empresas de áreas tão diversas como a tecnologia de redes, IOT, data & analytics, cloud computing, realidade virtual, realidade aumentada, cibersegurança, entre outras.

Segundo a NOS, o fundo «pretende privilegiar o investimento junto da comunidade de empreendedores em Portugal e em projectos tecnológicos nas primeiras fases de desenvolvimento, comummente designadas por fases early stage».

Dado que o Fundo NOS 5G já iniciou operação, os empreendedores podem submeter as propostas de investimento através das indicações fornecidas nos sites da NOS e da Armilar.

Miguel Almeida, CEO da empresa de telecomunicações, explica a importância do fundo: «Estamos certos de que este fundo será uma valiosa ferramenta agregadora para explorar o potencial que a quinta geração de comunicações móveis encerra e posterior disponibilização dos benefícios para a economia e sociedade portuguesas».

«Ter a oportunidade de gerir este fundo em parceria com a NOS é um motivo de grande satisfação para a Armilar, pois é mais uma prova da forte reputação que construímos no mercado de venture capital, em Portugal e no estrangeiro. Desenvolver esta parceria estratégica de longo-prazo numa área onde há grandes expectativas de geração de valor como é o 5G, ainda torna esta oportunidade mais desafiante», salienta, por sua vez, Joaquim Sérvulo Rodrigues, CEO da Armilar.