MercadoNotícias

Equinix revela que empresas pensam cada vez mais em estratégias multicloud

Um estudo global sobre as prioridades dos decisores de TI relativamente às grandes tendências tecnológicas actuais da Equinix mostra a importância crescente da cloud e da multicloud.

natanaelginting/Freepik

O Equinix 2019-20 Tech Trends Survey contou com 2500 gestores de TI que explicaram as suas prioridades no que diz respeito à adopção da cloud, tecnologia que tem tido um papel preponderante na situação de pandemia que hoje se vive e que está ser fulcral para os milhões de trabalhadores que têm de exercer as suas funções em casa.

No entanto, a nuvem não é ainda uma realidade tão abrangente como se posso pensar e, a nível, mundial, apenas 44% da infraestrutura já está na cloud. O mercado americano é mais maduro e as empresas já têm 49% na cloud, seguido da Ásia-Pacífico com 44% e a EMEA (Europa, Médio Oriente e África) a revelarem serem os que menos infraestrutura tem na cloud: 40%.

Cloud privada ainda é a maior
Quando questionados sobre o tipo de cloud mais usado e onde têm as suas aplicações, os decisores das organizações responderam unanimemente que a cloud privada é a que prevalece. A nível global, 51% referiu a cloud privada, seguida da cloud híbrida com 34%, da cloud pública com 30% e apenas 17% tem uma estratégia multicloud. Na EMEA, os números não são muito diferentes com a nuvem privada a ser usada por 52%, a híbrida por 30%, a pública por 27% e a multicloud a ser usada apenas por 16%.

No entanto, embora ainda pouco empresas tenham uma abordagem multicloud, 45% dos inquiridos consideram que essa é a estratégia que querem seguir no futuro e que querem ter as suas aplicações e workloads em diferentes plataformas, consoante as suas exigências e necessidades.

Além disso, um em cada dois decisores de TI afirma dar prioridade a uma estratégia de implementação da infraestrutura da sua empresa no Digital Edge, ou seja, onde os dados das empresas podem ser trocados próximo dos clientes, colaboradores e parceiros, melhorando a capacidade de processamento e a velocidade dos negócios.

Mais funcionalidades na cloud
Quase três quartos dos inquiridos (71%) revelou ter planos para transferir mais funcionalidades de TI para a nuvem e dois terços (66%) tem planos para fazê-lo nos próximos doze meses. Apenas 17% quer manter o nível de operações na cloud e 12% dos entrevistados dizem que até vão tirar aplicações da nuvem. Valores idênticos registam-se na região EMEA, com 69% a indicar que vão colocar mais funcionalidades na cloud, 19% a dizer que vão manter e 12% a revelar que vão retirar operações.

A adopção da cloud traz alguns riscos e se cibersegurança é, de forma geral, uma das grandes preocupações das organizações, no estudo da Equinix quase metade dos participantes (49%) disse antever alguns riscos em termos de cibersegurança na sua migração para cloud, sendo esta a grande ameaça após os ciberataques e a violação dos dados, com 59%.